A Defesa Civil do Estado de São Paulo, por meio do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergenciais) informa que a propagação de uma frente fria, mesmo com fraca atividade chuvosa, consegue romper o bloqueio atmosférico e chega ao litoral de São Paulo entre esta terça e quarta-feira (9 e 10).
De acordo com o CGE, o sistema deve trazer precipitação fraca e, após o seu afastamento, permitir que o ar frio ingresse e diminua as temperaturas a partir da noite de quinta-feira (11). Por conta da grande quantidade de nuvens e da chuva intermitente, as temperaturas não sobem muito. Mínima de 17°C na madrugada, com máxima de 21°C no período da tarde. Os índices de umidade do ar se mantêm elevados e acima dos 60%. Os ventos úmidos e que passam a soprar do mar contra a costa paulista aumentam a sensação de frio no decorrer do dia, que deve registrar baixa amplitude térmica.
Orientações à população
A queda de temperatura intensifica a sensação de frio, aumentando o risco de incidentes e danos à saúde. Crianças e idosos são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio. Mantenha-os agasalhados.
Em virtude das doenças oportunistas que incidem mais no período do frio (gripe, resfriado, pneumonia e meningite), é essencial tomar medidas simples como evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além de higienizar frequentemente as mãos.
Em caso de chuva forte e persistente fique alerta! Para emergências acione a Defesa Civil de Ilhabela pelo telefone 199 ou (12) 3896.2802.