Idosos que participam de programas sociais em São Sebastião tiveram a oportunidade de ter um dia diferente na última quinta-feira (4), quando foram visitar a Aldeia Indígena Guarani Rio Silveiras, localizada no bairro de Boraceia, Costa Sul do município.
Conhecer as tradições dos indígenas, o mergulho na cachoeira e o contato direto com a natureza foi importante para o grupo que saiu da Costa Norte em uma viagem que vai ficar marcada na memória.
A professora aposentada Arlete Aparecida dos Santos, 63 anos, conta que mora em São Sebastião há 30 anos e foi a primeira vez que pôde conhecer a aldeia. “Este lugar é maravilhoso, cheio de energia. Se Deus quiser vou voltar mais vezes”.
Experiência parecida vivenciou dona Zilmar Rodrigues da Costa, 70 anos. Ela conta que é descendente de índio e se emocionou quando pisou no local que considera sagrado. “Eu tinha um sonho de estar aqui e foi muito bom. Nosso DNA está com esse povo”.
Dona Quesia Pinto tem 70 anos e também esteve na aldeia pela primeira vez. “Moro em São Sebastião tem 40 anos e hoje pude vir aqui. Estar aqui nos ensina a preservar a natureza. Aqui é fora de série. Se vê Deus por todos os lugares”.
O passeio faz parte do Projeto Turismo de Aventura Especial realizado pelo menos uma vez por mês pela Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI), em parceria com as Secretarias de Turismo (SETUR) e Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES) e que leva pessoas com deficiência (PcD) e idosos para conhecer locais especiais na cidade.
A secretária da SEPEDI, Karin Conde, destacou a importância dessa atividade com o grupo e a importância do turismo de aventura. “Estar aqui com eles, proporcionando esse resgate dos nossos antepassados com os índios é maravilhoso. “Estaremos aqui outras vezes com idosos de toda a região”.
Atualmente, fazem parte do roteiro do Projeto de Turismo de Aventura Especial as trilhas da Aldeia Indígena (Boraceia), Abras do Una (Barra do Una), Ribeirão do Itu (Boiçucanga), Trilha Maresias/Paúba (Maresias) e Reserva du Moulin (Pontal da Cruz).
A SEPEDI aguarda a ampliação de algumas outras trilhas que ficam dentro do Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo São Sebastião. Para serem acessíveis elas devem contar com corrimão, degraus, entre outras adequações que são priorizadas.