Ícone do site Portal Notícias do Litoral

São Sebastião tem melhor desempenho do Litoral Norte na contratação com carteira assinada no primeiro trimestre de 2023

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado na última quinta-feira (27), apontam que São Sebastião teve o melhor desempenho do Litoral Norte na contratação no primeiro semestre de 2023 e a única que fechou o período no positivo.

De janeiro a março foram 3.314 contratações com carteira assinada e 2.004 demissões, o que gerou um saldo positivo de 310 vagas preenchidas. O segmento que melhor contribuiu para esses números foi o da indústria, que teve um percentual de 7,83% de positividade com saldo de 218 vagas.

A área de serviço também teve um bom desempenho com a contratação de 2.023 pessoas, desligamento de 1.655, o que gerou saldo de 368 vagas, o que representa 3,30% de pessoas que permaneceram contratadas no período analisado.

Para o diretor do Departamento de Emprego e Renda e responsável pelo Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de São Sebastião, Afonso da Silva Vale, ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES), esses números são reflexo do trabalho forte desenvolvido pelo governo Felipe Augusto em relação à empregabilidade, melhorando a qualificação profissional do munícipe por meio de cursos ofertados pelo Centro Integrado Profissionalizante (CIP), melhorias da infraestrutura e divulgação do município em eventos internacionais e nacionais.

“Todas essas ações têm propiciado que o município mantenha um saldo positivo desde o ano passado”, aponta Vale, lembrando que em 2022 o saldo de 11.565 contratações e 9.203 desligamentos, foi de 2.362, o maior de todo o Litoral Norte que teve 183 em Ilhabela, 974 em Ubatuba e 389 em Caraguatatuba.

Em março, o saldo foi de 249 vagas negativas com queda acentuada nas áreas de comércio e serviços. Entretanto, nos segmentos da indústria e da construção civil, o perfil ainda foi de contratação de mão de obra com carteira assinada. “Mesmo com a crise que tivemos por conta da catástrofe de 19 de fevereiro, ainda conseguimos atravessar o trimestre no azul”, destaca Vale.

Sair da versão mobile