As equipes masculinas sub-12, 14, 16 e 18 da Liga Sebastianense de Futsal (Lisfuts) deram um show de futsal diante dos times do Desportivo Sorocaba no último domingo (23), no Ginásio Amaro Buarque Sampaio, mais conhecido como Arena da Topolândia.
As partidas foram válidas pela 6ª rodada do Campeonato Metropolitano Paulista da Série A2. São Sebastião venceu três jogos e empatou um, garantido a classificação antecipada para as oitavas de finais das equipes sub-12 e 14 que são líderes do grupo 5.
A equipe sub-16 lidera e precisa apenas empatar para se classificar em primeiro lugar no grupo e a sub-18 se empatar assegura o segundo lugar do grupo, podendo se classificar em primeiro, caso vença o próximo confronto e a equipe do Pequeno Príncipe perca a partida deles.
Manter a liderança na fase de grupo tem enorme importância para o decorrer do campeonato, já que os times terão a vantagem do empate para se classificarem na fase eliminatória da competição, destaca o técnico da equipe, José Antônio Guilherme da Costa Júnior, o “Juninho”.
“Foi uma rodada bem positiva para as equipes de São Sebastião, pois todas equipes estão brigando por vaga na próxima fase na série Ouro. As expectativas são as melhores possíveis para as oitavas de finais em São Paulo, no Ginásio da Federação Paulista de Futsal, nossas equipes estão focadas e muito entrosadas para a sequência da competição”, completou Juninho.
Na sexta-feira (21), as equipes também jogaram contra o Guarulhense e os resultados não foram tão positivos. As equipes de Guarulhos ganharam duas das quatro partidas contra São Sebastião.
Neste ano de 2023, as agremiações do município buscam levantar o troféu desta que é considerada uma das competições mais importantes e tradicionais do futsal de base no Estado de São Paulo.
São Sebastião caiu no Grupo 5 da competição e os garotos estão tendo grandes desafios, pois estão diante de equipes fortes, como Suzano FC, River de Belém, Pequeno Mestre, Desportivo Sorocaba, Guarulhense e o Camilópolis.
Os times que alcançarem as duas primeiras colocações em seus grupos avançarão para a fase ouro da competição (oitavas de finais), enquanto os dois terceiros colocados com melhor desempenho também se classificarão. A partir das quartas de finais, as equipes derrotadas terão a chance de disputar a chave prata.
Resultado das partidas de sexta-feira (21)
Sub-12 – Lisfuts/São Sebastião 3 x 0 Guarulhense
Sub-14 – Lisfuts/São Sebastião 2 x 2 Guarulhense
Sub-16 – Lisfuts/São Sebastião 0 x 1 Guarulhense
Sub-18 – Lisfuts/São Sebastião 0 a 2 Guarulhense
Resultado das partidas de domingo (23)
Sub-12 – Lisfuts/São Sebastião 3 x 2 Desportivo Sorocaba
Sub-14 – Lisfuts/São Sebastião 3 x 3 Desportivo Sorocaba
Sub-16 – Lisfuts/São Sebastião 3 x 0 Desportivo Sorocaba
Sub-18 – Lisfuts/São Sebastião 4 x 2 Desportivo Sorocaba
Retrospecto sebastianense na competição
Em 2019, São Sebastião fez sua estreia no Campeonato Metropolitano, graças à parceria entre a Liga Sebastianense de Futsal (Lisfuts) e a Secretaria de Esportes (SEESP) da Prefeitura de São Sebastião.
Anteriormente organizado pela Federação Paulista de Futebol de Salão (FPFS), a competição permitiu que a equipe Sub-14 participasse e, no ano passado, se tornasse campeã da chave prata.
A final da competição ocorreu em 16 de julho de 2022, Ginásio Presidente Ciro II, na cidade de São Paulo. O time de São Sebastião saiu vitorioso ao derrotar o Guarulhense (Guarulhos) por 2 a 1, conquistando assim o troféu pela segunda vez na história do campeonato.
A primeira vez que o Sub-14 de São Sebastião levantou o troféu do Metropolitano foi em 2019, ano da sua estreia na competição.