Os atletas de São Sebastião conquistaram a participação na 25ª edição dos Jogos da Melhor Idade (Jomi) com o balanço de dez medalhas, sendo três de ouro, duas de prata e cinco de bronze. O município ficou na nona colocação geral entre as 36 cidades participantes. O evento ocorreu entre os dias 17 e 23 de abril, em Guaratinguetá (SP).
A atleta de vôlei adaptado, Maria Madalena Izzo, contou que a expectativa de fazer uma boa participação foi alcançada e que a união do grupo só aumentou nesta edição do Jomi. “Teve muita diversão, emoção dentro e fora de quadra. A abertura foi linda e o apoio dado para nós estarmos aqui foi fundamental para nos motivar”, comentou a atleta.
Para a secretária de Esportes de São Sebastião, Elaine Nunes Maciel, o balanço final dos Jogos da Melhor idade teve um saldo muito positivo para o esporte e a vida dos atletas que representaram a cidade, pois eles se tornaram um exemplo de superação para a cidade.
“Estamos recebendo muitos pedidos de inscrições para as ‘escolinhas esportivas municipais’ que disponibilizam aulas para a ‘melhor idade’ depois do Jomi. Essa foi uma das melhores participações de São Sebastião no evento e o legado já está sendo evidenciado. Foi muito importante o papel do Departamento de Comunicação cobrindo a delegação do começo ao fim, fazendo os munícipes acompanharem de perto nossos atletas”, complementou a secretária.
Durante a competição, que se encerrou no último domingo (23), os sebastianenses disputaram diversas modalidades, incluindo atletismo, bocha, buraco, dominó, malha, natação, tênis, tênis de mesa, truco, xadrez e voleibol adaptado.
Considerado o principal campeonato voltado para a terceira idade, o Jomi 2023 contou com a participação de aproximadamente 3.000 pessoas entre atletas, dirigentes e comitês.
O evento é realizado no formato de uma olimpíada adaptada para idosos com 60 anos ou mais, com 14 modalidades nas categorias masculino e feminino. A competição foi realizada pelo Governo do Estado de São Paulo em parceria com a Prefeitura de Guaratinguetá.
Resultado final
Medalhas de Ouro
- Natação (nado costas) – Fabienne Guttin Cantrelle
- Natação (nado livre) – Fabienne Guttin Cantrelle
- Malha (equipe masculina) – Antônio Ramos Junior, José Francisco da Silva e Paulo Lindberg Gomes Oliveira
Medalhas de Prata
- Natação (nado costas) – Orlando Toshio Kodaira
- Tênis – Concília Gessulli Caldeira
Medalhas de Bronze
- Natação (nado costas) – Maria Christina do Valle Pombo
- Natação (nado livre) – Josefa Xavier Machado
- Natação (nado livre) – Luiz Falivene Neto
- Tênis – Rogester Aleixo Alvez
- Xadrez – Lucila Hackel