O comando da Polícia Municipal, vinculada à Secretaria de Segurança Urbana (SEGUR) da Prefeitura de São Sebastião, participou de uma palestra online com o Departamento de Segurança Diplomática do Consulado Americano, na última quinta-feira (20).
O tema abordado foi ‘Ameaças e Ataques contra Estabelecimentos de Ensino’, sendo os palestrantes Michal Dorn, Diretor Executivo da Safe Heavens International e especialista em segurança escolar; Brian Katz, ex-agente especial do DSS, responsável pela segurança das escolas do Condado de Broward, Flórida; Adam Lander, Adido do Serviço Secreto dos Estados Unidos (USSS) no Brasil; Troy Clausen Adido do Escritório de Investigações (HSI) do Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos; Alexandria Farrar, Agente Especial do FBI, com experiência em crimes cibernéticos; Leigh Kamens, sobrevivente de Columbine e consultora da equipe de Brian Katz.
Pela Polícia Municipal de São Sebastião, participaram o comandante-geral André Maciel, a subcomandante Viviane de Paiva e o inspetor Wesley Sobral. Segundo Maciel, a palestra foi de extrema importância, avaliando o que pode ser feito em termos de conhecimento e treinamento, com a experiência americana para proporcionar mais segurança aos estudantes, corpo docente e funcionários, como um todo, nas unidades escolares municipais.
“Teremos mais treinamentos nos meses de maio e junho, sobre gerenciamento de crise, protocolos de segurança e ações efetivas, junto ao consulado americano. Essa palestra online foi importantíssima, pois aprendemos com a experiência deles, nestas situações, e tivemos a certeza que estamos no caminho certo, já que que todos os protocolos de segurança escolar que implantamos, como o monitoramento por câmeras pelo Centro de Operações Integradas (COI), botão do pânico e as medidas protocolares que temos tomados nos últimos dias, para eles é essencial, até mais que segurança armada, já que a prevenção e a orientação inibem qualquer ato de violência. Estamos no caminho certo e vamos continuar empenhados nisso”, concluiu o comandante.
Segurança Escolar
A Prefeitura de São Sebastião, por meio das secretarias da Educação (SEDUC) e de Segurança Urbana (SEGUR), com apoio da Polícia Municipal, implantou em 2022, uma nova ferramenta de segurança: o botão do pânico.
O dispositivo é interligado ao COI do município, e, quando acionado, dispara um alarme para os seus operadores e a Polícia Municipal, garantindo uma rápida resposta em caso de emergência.
Além do botão físico, recentemente foi disponibilizado um aplicativo com o botão do pânico para celular que já possui usuários cadastrados e será expandido conforme a necessidade e indicação da equipe gestora. O novo método de segurança funciona do mesmo modo que o botão físico, alertando tanto o COI, quanto a Polícia Municipal.
Outra medida tomada pela gestão municipal foi a instalação de um kit de segurança que inclui câmeras, sensores de presença e sensores magnéticos (portas e janelas), central de alarme e comunicação via rádio, implantados em 2021. Ao todo, são 68 unidades escolares municipais monitoradas e 410 câmeras que vigiam as escolas 24 horas por dia.