Ícone do site Portal Notícias do Litoral

Primeiro dia do Missão Empreender tem mais de R$ 8 milhões em solicitações de crédito e realiza 512 atendimentos

No primeiro dia do Missão Empreender, realizado, na quinta-feira (13), no Ginásio Municipal José de Souza Gringo “Gringão”, no Varadouro, região central de São Sebastiao, registrou R$ 8.312.500 em solicitações de crédito e realizados 512 atendimentos. 

O evento, promovido pela Prefeitura de São Sebastião, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), ofereceu gratuitamente mentorias e feirão de crédito para micro, pequenas e médias empresas.

O levantamento pós-evento feito pela Fiesp, mostrou que grande parte das empresas inscritas eram pequenas ou micro. O dado demonstra mais uma vez que os micros e pequenos empreendedores são os que mais demandam crédito para apoiar seus negócios.

Também foram levantadas quais as necessidades mais recorrentes das empresas no momento e maioria dos empreendedores solicitou capital de giro e renegociação de dívidas na etapa realizada em Varadouro.

Foram convidados a participar do evento: empresários, pescadores, agricultores, artesãos, ambulantes e outros profissionais. O segundo dia da iniciativa ocorreu nesta sexta-feira (14), Maresias Beach Hotel, Costa Sul do município.

Sucesso

Os organizadores do Missão Empreender classificaram o primeiro dia como positivo e revelaram que a expectativa para o segundo é muito boa. A ação conta com a presença de 12 mentores de universidades que oferecem orientação em diversas áreas, como marketing, finanças, direito e planejamento; com a participação de 14 instituições financeiras e de pagamentos que apresentam as melhores linhas de crédito para cada tipo de negócio; além da realização do Feirão de Crédito com informações sobre renegociação, reavaliação de limites e simulação de financiamentos.

O vice-prefeito e secretário de Saúde de São Sebastião, Reinaldinho Moreira, que representou o prefeito Felipe Augusto no evento, agradeceu a união de todos em torno de um objetivo comum. “É uma grande parceria com todas as instituições pela retomada do turismo, pela geração de emprego e renda. Vai ajudar muito a economia local. Agradeço as instituições por se deslocarem até aqui e disponibilizarem créditos mais acessíveis, por orientarem como acessar créditos e o que fazer após essa conquista”, destacou.

Já o presidente do Conselho da Micro e Pequena Empresa da FIESP/CIESP, Sylvio Gomide, explicou que a iniciativa de realizar o evento em São Sebastião foi definida após a tragédia e mediante pesquisas junto ao Sebrae e Prefeitura, a qual mostrou que os empreendedores necessitam de créditos e dicas. “A nossa expectativa sobre o sucesso é excelente, tanto que tivemos a confirmação de 100% dos parceiros”.

O gerente Regional do Sebrae no Vale do Paraíba e Litoral Norte, Jardel Busarello, falou da atuação do serviço. “Fizemos um levantamento, in loco ou por telefone, para saber quais empresas estavam precisando de ajuda e que tipo de ajuda. Isso resultou em um plano de ação e uma delas é o Missão Empreender. Nossa expectativa é colocar pessoas que precisam de crédito conversando com a entidade que ela tem relacionamento”.

O gerente da agência do Banco do Brasil em São Sebastião, Fábio Yuji, também falou sobre a ação. “Estou muito feliz com o evento. É importantíssimo para fomentar a economia do município, para gerar empregos e renda, atendendo os empresários afetados pela calamidade”.

A agente de crédito do Banco do Povo de São Sebastião, Edna da Silva, também comentou sobre o evento. “É importante por já termos uma parceria com a prefeitura para o fomento da economia local, oferecendo juros subsidiados, principalmente para os empreendedores que sofreram com a calamidade. Estamos com taxa de juros zero, com possibilidade de 48 parcelas para pagar e com 180 dias de carência”.

A ação conta com a participação do Governo do Estado de São Paulo, além das secretarias municipais de Desenvolvimento Social e Econômico (SEDES), Educação (SEDUC), Meio Ambiente (SEMAM), Turismo (SETUR), Fazenda (SEFAZ), além da Fundação Educacional e Cultural “Deodato Sant’Anna” (Fundass).

Sair da versão mobile