Ícone do site Portal Notícias do Litoral

Defesa Civil de São Sebastião alerta para chuvas de 110 mm e ventos fortes no feriado da Semana Santa

Dark dramatic sky and clouds. Background for death and sad concept. Gray sky and fluffy white clouds. Thunder and storm sky. Sad and moody sky. Nature background. Dead abstract background. Cloudscape.

Turistas e veranistas que forem passar o fim de semana prolongado na cidade devem evitar ficar em moradias localizadas em encostas

A Defesa Civil de São Sebastião emitiu alerta para a chegada de uma frente fria vinda do sul do País, que deve trazer chuvas de até 110 milímetros (110 litros de água por metro quadrado), durante o feriado da Semana Santa. Ela vem acompanhada de ventos que podem chegar a 50 quilômetros por hora, raios e trovoadas.

O anúncio foi feito após reunião entre representantes do Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE) do Estado, Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), realizada na manhã desta quinta-feira (6).

A orientação da Defesa Civil é que a população fique atenta, especialmente de sábado (8) para domingo (9), e procure abrigo em caso de necessidade. Turistas que forem passar o fim de semana prolongado na cidade devem evitar ficar em moradias localizadas em encostas.

A Casa Militar do Estado prorrogou até o dia 15 de abril a vigência do Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC) por conta dos alertas de chuvas que ainda vigoram. Ele terminaria no dia 31 de março.

Com o PPDC em vigência, as escolas são os principais pontos de abrigos e as Secretarias da Prefeitura ligadas ao plano, como Segurança Pública (SEGUR) Desenvolvimento Econômico e Social (SEPEDI), Educação (SEDUC), Esporte (SEESP), Obras (SEO), Saúde (SESAU), Urbanismo (SEURB), Pessoas com Deficiência e do Idoso (SEPEDI), entre outras, estão preparadas para atendimento da comunidade.

Ainda conforme a Defesa Civil, além da chuva também está prevista a incidência de maré alta, o que pode provocar alagamentos e inundações, além de escorregamento de terra.

Em caso emergência, a orientação é para o morador acionar a Defesa Civil no 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193. Importante ficar atento a sinais como movimentação do solo, postes e árvores inclinadas, rachaduras nas paredes e portas e janelas emperradas.

Sair da versão mobile