A população de Ilhabela passou a contar com mais horários de ônibus desde março, com a chegada de 15 veículos zero km para compor a frota do transporte coletivo da cidade. O reforço garantiu ampliação de 20% na oferta de horários. Bairros como o Camarão, na região baixa da Barra Velha, que antes contava com cinco horários em dias úteis, passou a ter 11. O número de partidas aos fins de semana também aumentou, de duas para 10.
A tabela completa dos novos horários disponíveis em todas as linhas da cidade está disponível no site da Prefeitura, pelo link https://bit.ly/3ZDJbg0 .
Em Ilhabela, o custo total da tarifa é subsidiado pela administração pública como forma de onerar o mínimo possível o valor pago pelos usuários ao passar pela catraca dos coletivos. Quem utiliza bilhete eletrônico paga R$ 2,10 e quem não possui o cartão paga R$ 5. A Prefeitura subsidia o saldo do valor “cheio” que é de R$ 9,20.
O preço foi atualizado em março, conforme contrato vigente que prevê a revisão anual. Para chegar ao valor cheio é importante destacar que a Prefeitura autoriza o reajuste com base em uma série de fatores, mas o principal é onerar o mínimo possível o preço pago pelo usuário do serviço.
Composição da Tarifa
O custo da tarifa do transporte público é calculado com base em vários fatores. Entre eles estão o INPC – Índice Nacional de Preços ao Consumidor, o IPCA – Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, Fundação Getúlio Vargas e a variação do custo de vida médio de famílias com renda mensal de um a quatro salários mínimos. Além disso, ainda é preciso levar em conta a convenção coletiva de trabalho dos funcionários da empresa concessionária do transporte coletivo, manutenção dos veículos, combustível e quilômetros rodados.
Assim, o valor da tarifa é definido com base nos índices já citados e nos cálculos resultantes da soma dos chamados custos variáveis, referentes a combustível, lubrificantes, pneus, peças e acessórios e os custos fixos que abrangem despesas mensais com pessoal, despesas administrativas, depreciação e remuneração do capital. Tudo é dividido pelo número de usuários e quilômetros rodados.
Soma-se a esse valor também o cálculo das passagens de benefícios sociais, “gratuitas” ou com “desconto”, como é o caso de idosos acima de 60 anos, pessoas com deficiência, gestantes (16 créditos mensais para as consultas pré-natal) e dos estudantes que pagam 50%.
Subsídio
O subsídio é a ferramenta utilizada pela Prefeitura para evitar que a população pague “à vista” o valor cheio da tarifa. O valor proveniente da arrecadação de impostos e também uma parcela dos royalties do petróleo é utilizado para saldar a diferença da tarifa e minimizar o impacto do reajuste contratual para a população.
Outro ponto positivo é que o investimento no transporte público não beneficia apenas o passageiro, mas a sociedade, já que com valores acessíveis, mais pessoas podem se utilizar do serviço, diminuindo o número de veículos nas ruas e consequentemente os congestionamentos, acidentes e trânsito e emissão de gases poluentes.
Os investimentos também permitem à concessionária do transporte coletivo oferecer renovação constante da frota e equipamentos que confiram conforto e qualidade às viagens, como ar condicionado, conexão com internet (wi-fi), tomadas USB e adaptação para pessoas com deficiência. O aumento da quantidade de veículos também é outra vantagem, pois possibilita a ampliação de oferta no número de linhas.
Malha Viária
A geografia de Ilhabela não favorece o tráfego de veículos de grande porte, em especial os carros com suspensão a ar, que são mais confortáveis para o usuário e, em contrapartida, suscetíveis à frequente manutenção. Para minimizar essa situação a Prefeitura vem investindo na repavimentação das vias principais da cidade. São R$ 27 milhões de reais em aproximadamente 60 vias que estão recebendo melhorias no pavimento, guias e sarjetas.