A Prefeitura de São Sebastião, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), vinculado à Secretaria de Saúde (SESAU), aplicou 349 doses de vacina antirrábica (contra a raiva) em cães e gatos, durante o projeto ‘Ação em Família’, realizado na semana passada em bairros da Costa Sul do município.
Durante os cinco dias da ação, realizada de segunda (20) a sexta-feira (24) nos bairros Vila Sahy, Juquehy e Boiçucanga, foram vacinados 258 cães e 91 gatos. Também foram distribuídos 1.384 quilos de ração.
A médica veterinária e chefe do CCZ, Marcella Christoff, explica que, com as campanhas de vacinação antirrábica suspensas em todo o Estado de São Paulo desde 2019, a sede do Centro de Controle de Zoonoses segue como ponto fixo de vacinação no município.
“Os moradores que quiserem vacinar seus animais contra a raiva devem ir de segunda a sexta-feira, das 10h às 12h e das 13h às 16h na sede do CCZ, localizado na Avenida Dario Leite Carrijo, 2.800 A, no bairro Jaraguá. Não é necessário agendar”, diz a veterinária.
Ela explica que apesar de a raiva não ser uma zoonose erradicada, a variante canina, mais comum em meios urbanos, não é encontrada em cães e gatos no Estado de São Paulo há alguns anos em decorrência de décadas de maciças campanhas de vacinação antirrábica canina e felina, razão pela qual não é mais preconizada nem pelo Ministério da Saúde, nem pela Secretaria Estadual de Saúde/Instituto Pasteur.