Quatro caminhões, duas retroescavadeiras e uma escavadeira utilizados na limpeza urbana de São Sebastião foram alvos de vandalismo na madrugada desta quarta-feira (22). Os crimes foram cometidos na garagem da empresa SS Ambiental, localizada em Cambury, na Costa Sul do município.
O caso foi descoberto com a chegada do porteiro. Segundo contou na Delegacia de Polícia, ao chegar ao local, por volta das 5h45, encontrou o portão trancado, mas quando entrou no pátio percebeu que alguns veículos estavam com as portas abertas e vidros quebrados, além de algumas peças terem sido arrancadas, motivos que o levaram a acionar a Polícia Militar.
De acordo com a empresa, o local não possui vigia noturno e também não tem câmeras de monitoramento. O caso foi registrado no 2º DP, na Costa Sul, como Crime Consumado – Dano (art. 163) contra o patrimônio da União, de Estado, do Distrito Federal, de Município ou de autarquia, fundação pública, empresa pública, sociedade de economia mista ou empresa concessionária de serviços públicos. A perícia técnica esteve no local e foi encontrado um par de tênis próximo aos maquinários danificados.
De acordo com a concessionária dos serviços de coleta de lixo, de recicláveis e transbordo da cidade, os veículos eram terceirizados e utilizados na limpeza pública da região. Com o ato de vandalismo, os serviços podem ser comprometidos.
Para o prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, este tipo de atitude, de crime, é inadmissível e compromete dias de trabalho para a limpeza da cidade. “Não sabemos a troco do que fizeram esse ato de vandalismo. Se foi político ou não, confiamos que a polícia vai encontrar o autor ou autores”, lamentou.
Ainda conforme ele, os maquinários também eram utilizados para ajudar na limpeza das áreas atingidas pelo temporal do dia 19 de fevereiro e quem vai sofrer são os munícipes. “Município e Estado são afetados porque eram equipamentos que ajudavam na limpeza”, concluiu.