A Secretaria de Educação de Caraguatatuba, por meio do setor de Projetos de Educação Ambiental, abriu inscrições para o Programa de Voluntariado para o ano letivo de 2023.
As inscrições são voltadas para estudantes de cursos técnicos, e graduação nas áreas de pedagogia, ciências biológicas, humanas, turismo, engenharia ambiental, gestão de meio ambiente, entre outros.
Os voluntários poderão auxiliar e participar de atividades em diferentes projetos como Horta Educativa, A’s Atlânticas, Educa Sabesp, Energia com Escolas, ações em datas ambientais nas escolas e futuramente, no Centro de Educação Ambiental, que é parte da estrutura do Parque Natural Municipal do Juqueriquerê, que deve ser inaugurado em breve.
A secretária de Educação, Márcia Paiva, comentou sobre a relevância do serviço voluntário. “O voluntariado é uma excelente oportunidade para sermos um agente de transformação. Na educação, o voluntariado proporciona a participação no cotidiano da escola, promovendo um espaço para troca de saberes e estreitamento de laços com a comunidade escolar”, disse.
O objetivo deste programa de voluntariado é capacitar estudantes por meio de vivências quanto ao tema de educação ambiental, proporcionando um intercâmbio entre o universo acadêmico, a prática pedagógica e a educação ambiental por meio de projetos. “O voluntário dará suporte e irá acompanhar as atividades do projeto para o qual foi designado – sempre com supervisão dos profissionais do setor de educação. Vale destacar que todas as atividades envolvem a participação dos alunos da rede municipal”, explicou Mayara Peixoto, responsável pelos projetos de Educação Ambiental.
Os candidatos inscritos passarão por uma pré-seleção curricular e farão parte de um cadastro reserva, sujeito à análise dos setores responsáveis e o chamamento será realizado conforme necessidade do setor de projetos da secretaria. Além disso, o voluntário deverá participar de uma capacitação, assinar um termo de adesão e para emissão de certificado de participação será necessária à apresentação de relatórios comprobatórios. Para se inscrever basta preencher o formulário disponível no link https://tinyurl.com/voluntariadoeacaragua2023 .
É importante ressaltar que o serviço voluntário não gera vínculo empregatício, nem obrigação de natureza trabalhista previdenciária ou afim (parágrafo único, do artigo 1º, da Lei nº 9.608/1998). O voluntário por determinação legal não recebe salário, pois não possui vínculo trabalhista com a entidade para a qual atende ao serviço de voluntariado.
Foto: Mayara Peixoto