Ilhabela registrou uma queda de 50% nas ocorrências de roubos durante os meses de dezembro e janeiro com a Operação Verão 2023 em comparação ao mesmo período nos anos de 2021/22. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana da Prefeitura. Foram registradas apenas cinco ocorrências de roubo, contra 10 no período anterior.
O levantamento aponta redução também no registro de furtos, de 74 para 61, o que corresponde a 16% de queda. As ações da operação resultaram em 24 pessoas presas em flagrantes e três adolescentes apreendidos. Os dados apontam ainda a vistoria de 824 veículos, com 34 apreendidos (incluindo motos). Houve ainda o registro de uma arma apreendida.
A Operação Verão 2023 contou com o reforço de 81 policiais militares. Além disso, o efetivo foi reforçado com a atuação dos policiais da cidade em atividade delegada, ampliando o número em mais 30 PMs. Vale ressaltar que a atividade delegada, iniciativa da Prefeitura de Ilhabela em parceria com a Polícia Militar para que os policiais trabalhem em dias de folga com vencimento realizado pela administração pública, tem caráter permanente e garante o aumento do efetivo policial no município durante o ano inteiro em finais de semana, feriados e eventos.
“Podemos afirmar que a segurança pública em nossa cidade é considerada excelente. Claro que com o aumento do fluxo de pessoas na temporada ocorre também o aumento de ocorrências, mas a queda gradativa apresentada no balanço mostra que a Operação Verão e a atividade delegada estão sendo eficazes no combate à violência”, avalia o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci.
O subsecretário de Segurança Urbana, 2º tenente Ailton de Carvalho, corrobora a avaliação. “Trabalhando junto ao Conselho de Segurança e Polícias Militar e Civil vamos conseguir reduzir cada vez mais esses índices”, finaliza.