O 1º Champs Open de Beach Tênis reuniu atletas profissionais da modalidade de renome nacional e internacional na Arena Verão Esportiva 2023, na Praia do Indaiá, em Caraguatatuba. As disputas classificatórias, semifinais e a final foram realizadas no último sábado e domingo (11 e 12/2), na arena com capacidade para duas mil pessoas.
Rallys, cortadas, saques potentes e muitas jogadas de efeitos abrilhantaram os títulos da dupla formada pelo carioca Ralff Abreu, de Niterói (RJ), e pelo catarinense Matheus Belo, de Itapema (SC), na categoria profissional masculino; bem como a conquista da italiana Guilia Gasparri (atual nº 1 do ranking mundial) e da paulistana Sophia Chow. O prefeito Aguilar Junior acompanhou o 1º Champs Open de Beach Tênis.
Os beach tenistas, Ralff Abreu e Matheus Belo, se classificaram para a grande final após derrotar na semifinal a dupla, Zé Luiz e John Wiesinger, por 2sets a 1, com parciais de 6×3, 3×6 e 10×7 no super-tiebreak (o super set desempate).
A outra dupla finalista era formada pelo caraguatatubense Richard Gomes, que se destacou por ser da categoria Sub-18 e jogar de igual para igual com os profissionais, e pelo venezuelano Nacho Guedes, 5º do ranking mundial na atualidade. Os dois venceram os italianos Alessandro Calbucci e Diego Boletinari na semifinal por 2sets a 1, com parciais de 6×2, 4×6 e 10×6, no super-tiebreak.
Apesar da torcida a favor, Richard Gomes e Nacho Guedes não conseguiu superar o entrosamento da dupla, Ralff Abreu e Matheus Belo, na grande final. Ralff e Matheus faturaram o título por 2 sets a 1, com parciais de 3×6, 6×3 e 10×4 no super-tiebreak
O campeão Ralff Abreu disse que o entrosamento com seu parceiro, Matheus Guedes, contribuiu para conquista da competição. “Extraímos o nosso melhor. Esse título é muito importante para mim. A estrutura apoiada pela Prefeitura de Caraguatatuba não deixa nada a desejar em relação aos melhores torneios do mundo”, elogiou. “Recebi o convite para participar do 1º Champs Open de Beach Tênis aos 45 minutos do 2º tempo. Então decidi vir jogar com o Ralff. Nós fomos entrosando e nos superamos diversas vezes. A vibe do torneio foi muito legal, por mais que a torcida fosse contra. Quem sabe não aparecemos nas próximas competições”, complementou Matheus Guedes.
As atletas Guilia Gasparri e Sophia Chow se tornaram finalistas da categoria profissional feminino, após vencer da dupla, Laís Magalhães e Bruna Romagnolli, na seminal por 2sets a 0, com parciais de 6×0 e 6×3. Na outra semifinal da categoria profissional feminino, a carioca Nathy Costa e a paranaense Nicoli Casagrande derrotaram a dupla Elaine Branco (Caraguatatuba) e Isabela Rodrigues (Ubatuba), com parciais de 3×6, 6×3 e 10×8 no super-tiebreak.
Apesar da chuva paralisar a decisão do título do profissional feminino por alguns minutos, Guilia Gasparri e Sophia Chow confirmaram o favoritismo e ganharam da dupla, Nathy Costa e Nicoli Casagrande, por 2 sets a 0, com parciais de 6×0 e 6×1.
As campeãs também elogiaram a estrutura do 1º Champs Open de Beach Tênis. “O evento é muito bacana e possui uma ampla arquibancada. Obrigado pelo convite”, destacou Giulia Gasparri. “O torneio está bem organizado. É um prazer gigante está aqui ao lado da Gasparri”, concluiu Sophia Show.
Entre os dias 14 de janeiro e 12 de fevereiro, o espaço trouxe atrações como Rei e Rainha da Praia (vôlei), Jogo das Estrelas (beach soccer), Freestyle Motocross (FMX) Show, Futebol dos Artistas, Futebol Máster, Torneio Municipal de Beach Soccer, entre outras atrações de peso.
A Arena Verão Esportiva foi uma realização da Prefeitura de Caraguatatuba, Crescer para todos com apoio do Shopping Serramar Shopping.
Foto: Divulgação/PMC