A Concha Acústica da Praça Pôr do Sol, em Boiçucanga, recebeu, nesta quinta-feira (02), a Mostra de Filmes – Histórias Caiçaras. Com a presença de mais de 100 pessoas, o evento apresentou três filmes poéticos, divertidos e animados produzidos por moradores de São Sebastião.
O primeiro filme transmitido foi “Griô: a chave para o futuro” de Letícia Andrade, o segundo foi “Encontro das Águas” de João Machado e para encerrar a sessão de cinema na praça teve mais um filme de Letícia Andrade, “Luz Flores: Origem Caiçara”.
O documentário “Luz Flores: Origem Caiçara” foi contemplado pelo Edital de Fomento Municipal da Fundação Educacional e Cultural de São Sebastião “Deodato Sant’anna” e “Griô: a chave para o futuro” teve contemplação do Edital de Fomento do Estado de São Paulo – ProAC.
“Os editais foram fundamentais para conseguirmos chegar a esse resultado e sucesso, pois sem esse apoio não seria possível ter uma qualidade tão elevada. Foi maravilhoso ouvir elogios do público e apresentar essas histórias para a comunidade”, completou Letícia.
Letícia Andrade é artista, dançarina e cineasta e afirmou que ficou surpresa ao receber tantos feedbacks positivos do público que assistiu as produções. Além disso, a roteirista destacou a importância desses filmes chegarem aos jovens por apresentar o tema “oralidade” como pauta principal.
Opinião da espectadora
Não só a produtora ficou satisfeita com as cenas e os resultados finais dos filmes, mas os espectadores também. A moradora de Boiçucanga, Malu Moreira, é uma entusiasta de encontros artísticos coletivos que buscam vieses e temáticas que resgatem o sentido de pertencimento.
“Antes de nós, este local que habitamos já tinha uma história. Na minha interpretação, foram o que os criadores quiseram transmitir nestes filmes através de uma mensagem que podemos refletir sobre esse assunto que é super importante para a nossa juventude. Os filmes foram ótimos, pois tiveram uma sensibilidade incrível e muita qualidade estética. Eu amei!”, disse Malu.
Vale ressaltar que o evento foi realizado pela Fundação de Cultura de São Sebastião vinculada à Secretaria de Turismo do Município. A expectativa é que ocorram novas edições da “Mostra de Filmes” em outros pontos da cidade.
Conheça as sinopses dos filmes exibidos nessa 1ª edição
“Griô a chave para o futuro” – 30 Minutos – 19h30 – Livre – Filme de Letícia Andra
Este filme conta a história de Griô, uma máquina que viaja no tempo e tem a função de registrar e gravar histórias. Mayara, uma menina negra que vive em 2222, está em busca de suas memórias ancestrais. Ela envia Griô para o ano de 2022 a fim de resgata-las, são histórias que falam sobre sua origem, sua identidade e existência no futuro.
Inspirada na estética “Afrofuturista” com ficção científica, que mescla documentário e animação, ou seja, realidade e fantasia. Este filme busca retratar histórias vividas em tempos antigos, passado de três mulheres anciãs, moradoras de São Sebastião.
Três crianças são a ponte entre o passado e o futuro, representantes do presente. Este documentário dialoga com as transições do tempo, e aponta para o seu gradativo apagamento e a urgência do registro e resgate do passado, no presente, para resistir e existir no futuro.
Encontro das Águas – 20 minutos – 20h – Livre – Filme de João Machado
O Documentário feito durante a residência artística do Kaaysá traça um caminho sensível entre águas e pessoas e ressalta belezas e suas dicotomias.
O quanto este lugar, do qual escolhemos para morar, emana e reverbera em quem vê, senti e o percebe pela primeira vez.
“Luz e Flores: Origem Caiçara”- 25 Minutos – 20h30 – Livre – Filme de Letícia Andrade
Em uma conversa com a “História”, as crianças querem saber: Quem foi Mãe Bernarda?
Este web-documentário resgata histórias que não estão nos livros e que muitas vezes são silenciadas, esquecidas. São memórias que vivem no campo sensível e delicado da oralidade.
Ficha Técnica
Direção /roteiro/animação – Letícia Andrade
Direção executiva e performance – Deise Miranda
Captação de áudio/vídeo – Rafael César
Produção de áudio/vídeo – Renato Ihu
Fotos: Rafael César | DEPCOM | PMSS