Ícone do site Portal Notícias do Litoral

Projeto São Sebastião Construindo Campeões utiliza jiu-jitsu como ferramenta educacional

O projeto de jiu-jitsu São Sebastião Construindo Campeões (SSCC) tem utilizado a arte marcial como ferramenta educativa para auxiliar jovens a ter uma qualidade de vida melhor. As aulas ocorrem de segunda a sexta-feira, das 19h30 até às 22h, na Praça Eduardo de Moraes, no bairro da Enseada.

A intenção principal do projeto é ajudar crianças que sofrem de obesidade infantil a terem uma atividade física regular semanal. Além disso, os treinamentos colaboraram para os alunos se desconectarem dos aparelhos eletrônicos e socializarem presencialmente com outras pessoas através dos muitos ensinamentos que o esporte pode gerar para os participantes.

Um dos fundadores do projeto, Plinio Tadeu Viana, conta que o jiu-jitsu ajudou o filho dele a ter um condicionamento físico melhor e o levou a vencer o sobrepeso, com isso, o pequeno Plínio Marcos despontou no esporte ganhando vários campeonatos. 

“Atualmente, as crianças vivem em frente à tv, computadores e celulares sem se exercitar em nenhum momento do dia. Meu filho era assim, mas graças ao ‘Jiu’, ele se tornou um campeão dos tatames e serve de inspiração para muitas outras crianças da cidade”, comentou Plínio. 

Apesar do foco estar nas crianças, o projeto também atende adultos e busca formar atletas da modalidade para o município, é o que explica o professor Richarlles de Almeida Silva, 31 anos, que ministra aulas no projeto. 

“O intuito dessa iniciativa também é fazer com que os adultos percam os maus hábitos e invista o tempo em serem esportistas. Queremos que tanto os adultos como as crianças conheçam o mundo das competições para seguirem uma carreira e um novo sonho”, completou Richarlles. 

O projeto que conta com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes (SEESP) e pela Fundação Educacional e Cultural “Deodato Sant’Anna” (FUNDASS), tem cerca de 40 adultos e 20 crianças comparecendo nas aulas. Para participar do projeto, o interessado tem que ir nos horários e dias de aulas para realizar a inscrição.  

Fotos: Divulgação

Sair da versão mobile