Ícone do site Portal Notícias do Litoral

32ª Corrida de São Miguel mantém sucesso das últimas edições

No penúltimo dia do ano de 2022, 30 de dezembro, ocorreu a 32ª Corrida de São Miguel, uma das mais tradicionais da cidade. O evento foi realizado pelo morador Antônio Bartolomeu de Santana, mais conhecido como Memeu, que contou com apoio da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (SEEP), e da empresa Yps promoções e eventos.

O percurso da prova foi do começo ao fim em piso plano e a corrida acontece na avenida Mãe Bernada, principal via do bairro de Juquehy. O evento foi aberto para atletas anônimos, amadores, profissionais, equipes, associações, federações, clubes e confederações sendo composto por um regulamento especifico.

O trajeto da competição teve 7km e as categorias (Masculina e Feminina) do evento foram divididas por faixas etárias de idades que iam desde os 15 anos até a Master (60+). Além desses grupos, houve uma caminhada de 3,5km que não teve premiação para os participantes.

A largada aconteceu na Quadra de Poliesportiva de Juquehy, localizada ao lado do Posto de Saúde. Os primeiros colocados na classificação geral (Masculino e Feminino) ganharam uma bicicleta como prêmio.

Todos os participantes levaram medalhas para casa, os cinco primeiros na classificação geral foram contemplados com troféus igual aos três melhores tempos na categoria feminina e masculina geral. 

A história da prova e o balanço da 32ª Edição

Foram cerca de 500 corredores do município e de diversas outras cidades (Caraguatatuba, Santos e Guarujá). De acordo com a organização, alguns atletas chilenos, argentinos e dois dinamarqueses também participaram da corrida.

Considerada uma das provas mais tradicionais da cidade, a Corrida de São Miguel teve a primeira edição em 1989. “Antigamente, Juquehy era conhecida como São Miguel e acabamos homenageando essa história. O evento começou com um grupo grande de organizadores e fui o único remanescente da primeira geração que comandou a prova. Antes o evento era feito no dia 31 de dezembro, mas por conta do alto fluxo de veículos mudamos para o dia 30”, explicou o caiçara raiz de 59 anos. 

O organizador destacou que não houve nenhum tipo de reclamação ligada ao evento e que a interação do público presente foi única. “O clima foi favorável e conseguimos realizar a premiação com antecedência. Cada ano que passa, vale mais a pena fazer essa corrida acontecer. Ano que vem tem mais!”, concluiu Memeu.

Foto: Elton Ramos | DEPCOM | PMSS

Sair da versão mobile