As equipes da Prefeitura de Caraguatatuba concluíram nesta quinta-feira (29) os trabalhos de limpeza nos locais mais atingidos pelas rajadas de vento de cerca de 70 km/h que atingiram ontem a cidade. Não houve registro de vítimas
Quedas de árvores em residências somaram a maior quantidade de atendimentos. Agentes da Defesa Civil e funcionários da Secretaria de Serviços Públicos viraram a noite atendendo os chamados.
As casas estão localizadas nos bairros Martim de Sá, Poiares, Massaguaçu, Casa Branca, Jardim Gaivotas, Cantagalo, Sumaré, Jardim Maristela e Tinga. No Cantagalo, houve também a participação dos bombeiros nos cortes de árvores que obstruíram vias e caíram sobre fios de energia. A equipe da EDP desligou a energia até o término dos trabalhos.
Após o atendimento de corte e desobstrução dos locais, as equipes de limpeza urbana estão se programando para remover o mais rapidamente possível os resíduos deixados.
A situação mais crítica foi na Praça de Cultura (Avenida da Praia), no Centro, onde toda a estrutura e tenda foram arrancadas pela força dos ventos. A empresa está concluindo a retirada dessa estrutura que pesa cerca de 50 toneladas. Somente a tenda ocupava uma área de 3.600 metros quadrados.
Na Praça Diógenes Ribeiro de Lima, as árvores que caíram foram retiradas. Os troncos atingiram dois boxes de artesanatos, mas os permissionários não quiseram trocar por outros porque em um não houve avaria por dentro, quebrando apenas um pedaço da calha. No outro houve quebra das telhas da parte externa.
Previsão
Conforme boletim da Defesa Civil do Estado, nesta quinta-feira o dia será marcado pela presença de bastante nebulosidade e pela lenta passagem de uma frente fria que criará condições para pancadas de chuvas generalizadas, seguidas por raios e vento.
Os acumulados tendem a serem significativos e, somado com o fato do solo já se encontrar úmido, recomenda-se que as pessoas mantenham atenção em áreas mais vulneráveis, pois ainda há risco para transtornos, principalmente em áreas mais vulneráveis.
Lembrando que Caraguatatuba está com o Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC) em operação desde o dia 1º de dezembro e o município encontra-se preparado para atender a população. Em caso de emergência, acione a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros no número 193.
Eventos
A Prefeitura de Caraguatatuba reforça que os eventos programados para a temporada, como os grandes shows, não serão afetados porque ocorrem na Praça de Eventos do bairro Porto Novo, que não foi atingida pelo vendaval. A tradicional queima de fogos para o Réveillon no Centro também está mantida e será realizada na praia próxima à Pista de Skate e em mais quatro pontos.
Foto: Divulgação/PMC