A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM), em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP) e o Serviço de Aprendizagem Rural (SENAR), terminou, na última sexta-feira (25), o curso de cultivo de orquídeas, que reuniu 15 participantes no Viveiro Municipal.
A capacitação foi ministrada pelo profissional parceiro do SENAR, Alexandre Delgado Alves, e contou com uma carga horária de 16 horas, dividida entre os dias 24 e 25, em que foram ministrados conteúdos teóricos e práticos.
Na teoria, foram abordados diversos temas ligados ao cultivo de orquídeas, como seus aspectos morfológicos; formas de crescimento; fatores ambientais que interferem no seu desenvolvimento; tipos de instalações; substratos; nutrição da planta; formas de plantio; controle de doenças e pragas; cuidados com orquidários; técnicas de propagação de orquídeas; replantio e preparação da planta para comercialização.
Já na parte prática, os alunos puderam realizar o preparo de substrato; atuar na identificação de espécies com base em suas características; propagar e replantar orquídeas, bem como identificar doenças.
A bióloga, Cristiana de Oliveira Melo, foi uma das alunas do curso e elogiou a maneira didática como o conteúdo foi apresentado. “O professor foi excelente, explicou de uma maneira bem simples de modo que todos pudessem entender”, comentou.
Para a dona de casa Doraci da Silva Xavier, o conhecimento adquirido no curso será muito útil para o tratamento de suas orquídeas. “Vou aplicar em minha casa, inclusive já comecei cuidando das orquídeas que ganhei, adaptando cada uma em lugar que tem sol de manhã, sem exagero”, pontuou.
O secretário do Meio Ambiente, Flávio Fernandes de Queiroz, explica que essa capacitação é de suma importância para a população de São Sebastião, pois, além do desenvolvimento de uma fonte de renda, incentiva a preservação e contribui com o meio ambiente. “Orquídeas são boas indicadoras ambientais devido à complexa interação ecológica com polinizadores”, diz.
De acordo com informações do SENAR, o cultivo das flores é hoje uma atividade econômica muito importante no agronegócio do país, sendo a orquídea uma das flores mais tradicionais e de grande apelo ao consumidor final. Nos últimos tempos, seu cultivo começou a assumir as características de um bom negócio, se tornando uma opção de renda em várias regiões do país, entre elas o Estado de São Paulo.