A Feira Literária de Ilhabela recebeu na última sexta-feira (21) um painel com os atletas Harry Finger, Igor de Souza, Marcelo Eduardo Teixeira, Ana Mesquita e Percival Milani, além de uma palestra ministrada pelo astro do vôlei Tande, no Centro Cultural Waldemar Belisário.
Os nadadores participaram de uma roda de conversa mediada pelo atleta multicampeão Igor de Souza, em que falaram sobre as dificuldades, curiosidades e superações que rodearam a travessia do Canal da Mancha.
A nadadora Ana Mesquita contou um pouco sobre como foi atravessar o Canal da Mancha e o início difícil, com uma primeira tentativa falha, mas que na segunda tentativa resultou em uma travessia bem-sucedida. “Foi uma experiência incrível que tenho uma alegria enorme em ter tido a oportunidade de viver”, destacou a atleta.
O atleta Percival Milani contou como a natação o ajudou a lidar com o estresse do cotidiano, trabalhando como executivo em uma empresa multinacional e o que a travessia do Canal Mancha representou para ele. “O mais importante é que não fui o número um e não fui no melhor tempo, nada disso, mas eu aprendi muito e eu tenho isso pra mim, a gente não precisa ser o campeão para aprender”, salientou.
O nadador Marcelo Eduardo Teixeira falou sobre como a natação foi uma aliada na luta contra às drogas e as dificuldades em conseguir finalizar o Canal da Mancha e como a liderança do treinador Igor de Souza foi importante no êxito de uma segunda tentativa de travessia. “Muitas vezes você consegue e acredita em você através do olhar do outro, e nisso eu tive a sensação maravilhosa de escutar a segunda corneta que foi em 14h35m e não foi fácil”, ressaltou.
O atleta e atual secretário de Esportes e Lazer de Ilhabela, Harry Finger falou sobre os treinos realizados antes de ingressar na empreitada de atravessar o Canal da Mancha, além das dores durante a travessia e todo o cansaço físico. “Quando eu olho pela primeira vez depois de 10h nadando eu vejo a França, do mesmo jeito quando a gente olha e vê São Sebastião, foi a primeira vez em 10h que vi a França, que eu sabia que tinha muita chance de chegar e foi realmente um dos momentos mais difíceis e depois o mais emocionante de poder continuar nadando mesmo com dor”, salientou.
O público teve a oportunidade de interagir mais com os atletas e fazer perguntas sobre desafios e conquistas de cada um. O multicampeão Igor de Souza respondeu algumas perguntas também e falou um pouco como foi treinar os quatro atletas presentes e seus critérios para impulsionar os nadadores, com avaliações físicas e psicológicas. “Eu vou pelo prazer de levar alguém para conquistar o Canal da Mancha, não pelo prazer de ir à Inglaterra ou ficar passeando”, finalizou.
Palestra do atleta Tande
O jogador de voleibol ministrou uma palestra intitulada “A vida é um jogo”, na qual fez um paralelo entre os aprendizados em quadra e na vida empresarial, tendo como ponto principal a capacidade de se reinventar em meio às dificuldades e desafios que aparecem ao longo do caminho.
O atleta fez um breve resumo da sua carreira de sucesso como um jogador de alta performance e detentor do título de primeiro e único atleta brasileiro campeão mundial em vôlei na praia e na quadra. Além da transição de jogador para repórter esportivo e comentarista em jogos de vôlei.
A Feira Literária de Ilhabela foi uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e apoio das pastas de Educação e de Desenvolvimento Econômico e Turismo.