Ícone do site Portal Notícias do Litoral

São Sebastião realiza 2ª etapa do mutirão de avaliações para fornecimento de equipamentos de tecnologia assistiva

Prescrições aconteceram dias 29 e 30 de setembro no Centro de Reabilitação de Boiçucanga, e 01 e 14 de outubro, Centro de Reabilitação Topolândia

A Prefeitura de São Sebastião, por meio das secretarias de Saúde (SESAU), Fundação de Saúde Pública de São Sebastião (FSPSS), Assuntos Jurídicos (SAJUR) e Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI) firmou contrato com a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), no último dia 15 de setembro para o fornecimento de equipamentos de tecnologia assistiva (TA), tais como, cadeira de rodas e banho, órteses, próteses, adequações posturais e auxiliares que irão atender pessoas com deficiência (PcD), em todo o município pelo Programa de Tecnologia Assistiva da SEPEDI.

Em decorrência da assinatura do contrato, dias 29 e 30 de setembro, 01 e 14 de outubro, as equipes técnicas da empresa Ottobock, fabricante de equipamentos de TA da AACD, e Prefeitura de São Sebastião realizaram mutirão de avaliações, no Centro de Reabilitação Topolândia e Centro de Reabilitação de Boiçucanga, num total de 67 avaliações.

Programa de Tecnologia Assistiva

O Programa de Tecnologia Assistiva da Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI), Prefeitura de São Sebastião ocorre desde 2018. Segundo a secretaria, em 2018, 46 equipamentos foram entregues, em 2019, 95, e em 2020, 137. Total de 278 pacientes beneficiados com aparelhos de tecnologia assistiva.

AACD

A AACD é uma organização sem fins lucrativos focada em garantir assistência médico-terapêutica de excelência em ortopedia e reabilitação. A instituição atende pessoas de todas as idades, recebendo pacientes via Sistema Único de Saúde (SUS), planos de saúde e particular.

Atualmente, a AACD possui nove unidades espalhadas pelo Brasil que contam com equipes multidisciplinares especializadas. Em São Paulo, capital paulista, o hospital ortopédico realiza cerca de 7 mil cirurgias por ano, sendo grande parte de alta complexidade.

A instituição mantém ainda cinco oficinas ortopédicas, consideradas referência nacional na fabricação de órteses, próteses, adaptações para cadeiras de rodas e demais produtos ortopédicos.

Fotos: André Santos/PMSS

Sair da versão mobile