Ícone do site Portal Notícias do Litoral

São Sebastião realiza formação sobre abordagem Reggio Emilia com profissionais da educação infantil

Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), promoveu uma formação sobre a abordagem Reggio Emilia durante a reunião pedagógica da Creche Dona Laurinda, do bairro São Francisco, e Berçário Santana Setor II, da Topolândia, na última terça-feira (04).

Durante a capacitação foi tratado sobre os eixos que estruturam a abordagem de educação transformadora Reggio Emilia, uma prática muito positiva para a Educação Infantil que é mundialmente reconhecida e dialoga com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sendo São Sebastião município pioneiro nessa iniciativa.

O encontro promoveu trocas e compartilhamento de ideias entre os profissionais presentes, auxiliando a compreender e colocar a abordagem em prática com os estudantes da rede municipal.

Segunda a diretora do Berçário Santana, Adma Pereira, a formação foi fundamental para capacitar a equipe. “Fez as educadoras refletirem sobre a importância do exercício da escuta e o reconhecimento das múltiplas potencialidades que cada criança traz em si, e melhor ainda, nos trouxe uma mudança de olhar, nos fazendo entender que quem é capaz de escutar as crianças passa a rever sua forma de pensar sobre elas, deixando que de fato sejam protagonistas de suas escolhas e interesses”.

A diretora da Creche Dona Laurinda, Daniela Bortholo, também aprovou a capacitação. “A vida do profissional da educação está relacionado com estudos contínuos. As formações enriquecem a prática e ajudam no desenvolvimento pedagógico. A proposta desta formação, em especial, apoiará na prática docente, pois evidencia a participação constante de todos, tendo um só método e inúmeras vertentes”, diz Daniela.

A coordenadora da creche, Jaqueline Miranda, conta que é a oportunidade para desapegar das antigas práticas. “E essa formação trouxe e nos guia exatamente para esse novo olhar, de deixar o aluno ser o protagonista e não o professor. E foi muito necessária para mostrar que o professor não está sozinho, que estamos caminhando juntos nessa nova abordagem”.

Sair da versão mobile