Os professores da rede estadual de Caraguatatuba concluíram, na última semana, a capacitação do VI Curta Caraguá, Festival de Cinema voltado a Escolas Estaduais do Litoral Norte. Dividido em quatro módulos, o último encontro da capacitação teve como tema: ‘Edição e Finalização’, com mediação de Fabrício Borges.
Durante a oficina, foram abordados temas, como: Conteúdo Planejado; Cinema na Escola; Linguagem Cinematográfica; Curta-Metragem; Montagem e Edição; Softwares de edição Kdenlive vs CapCut; Edição de efeitos especiais com Chroma Key; Imagem e Som; Trilha Sonora; Finalização, divulgação e exibição de projetos.
De acordo com Eliotty Caetano, coordenador de cine-foto-vídeo da FUNDACC – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, os quatro módulos da capacitação do Curta Caraguá somaram 133 participações de professores da rede estadual, que abraçaram o evento com muito carinho e dedicação.
“Agora eles irão multiplicar o conteúdo adquirido com milhares de alunos da rede pública e esperamos que os curtas produzidos nas salas de aula tenham um ganho em qualidade, para que além de festivais regionais, esses filmes possam ser inscritos em festivais no Brasil e no mundo, levando o nome da nossa cidade por onde passarem. Não vejo a hora de poder assistir cada um deles”, declarou.
Em sua 6º edição, o Curta Caraguá recebeu 26 inscrições de escolas da região. Cada escola inscrita receberá monitoria dos profissionais que estiveram à frente da capacitação até o mês de novembro. Fora isso, todas as escolas também receberam um kit de produção contendo um tripé para câmera/celular e um tecido Chroma key para gravação e efeitos especiais.
Visando estimular a criatividade e o gosto pela criação audiovisual, o VI Curta Caraguá conta com três categorias: Estudante 1, para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II; Estudante 2, voltado para turmas do 1º ao 3º ano do Ensino Médio ou Técnico; e Especial, para estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental II ao 3º ano do Ensino Médio ou Técnico.
Ao todo, o Festival selecionará até 25 filmes para cada uma das categorias Estudantis e 15 filmes para a categoria Especial, que serão apresentados no Auditório Maristela de Oliveira no dia 26 de novembro, às 18h, com premiação entregue no dia 27/11, às 15h, em uma cerimônia de premiação para os melhores curtas-metragens.
Serão entregues também troféus ao 1º, 2º e 3º lugar e uma excursão para o MIS – Museu da Imagem e do Som, em São Paulo, para as escolas que obtiverem o 1º lugar em cada categoria.
Fotos: JC Curtis/Fundacc