A Prefeitura de São Sebastião, por meio do Centro de Atenção Psicossocial I (CAPS I), vinculado à Secretaria de Saúde (SESAU) e à Fundação de Saúde Pública (FSPSS), realizou, nesta quarta-feira (14), uma atividade de conscientização enfocando a saúde mental, a importância da vida e a prevenção ao suicídio, em adesão à campanha Setembro Amarelo.
A atividade começou na sede do CAPS I, na Topolândia, onde foi realizada uma dinâmica envolvendo os pacientes do Centro de Atenção e as crianças e adolescentes do Projeto Viração. O objetivo da dinâmica foi desmistificar o suicídio e abordar a prevenção, abrindo um espaço de discussão sobre o tema com os participantes. A dinâmica proporcionou reflexão, construção de opiniões e promoção do relacionamento entre comunidade e pacientes.
Em seguida, os participantes da ação entregaram panfletos aos pacientes do Centro de Saúde da Topolândia, aos funcionários e usuários do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e no comércio da região. As crianças e adolescentes do Projeto Viração também levaram cartazes produzidos por eles sobre o tema. Finalizando a ação, os participantes foram até a sede do Projeto Viração, onde o projeto foi apresentado aos pacientes do CAPS I.
Hoje, dando continuidade à programação do Setembro Amarelo, a equipe do CAPS I irá, às 18h30, na E.M. Prof. Maria Francisca Santana de Moura Tavolaro, onde promoverá um Quiz com alunos.
Setembro Amarelo é uma campanha realizada desde 2014 pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), com o objetivo de trazer visibilidade para o tema e conscientizar a população para a valorização da vida e a prevenção de suicídios. Este ano, o lema é “A vida é a melhor escolha!”.