O TMC – Teatro Mario Covas recebe na próxima sexta-feira (16), às 20h, o espetáculo de dança ‘RELATION X’, do Núcleo Improvisação em Contato. A apresentação gratuita ocorre em parceria com o ProAC – Programa de Ação Cultural, e os ingressos devem ser retirados uma hora antes da sessão.
No dia 17, sábado, o grupo também realizará o workshop Imersão de Contato Improvisação: ‘Queda, desorientação e ascensão na composição’, das 14h às 18h. A participação é livre para todos os públicos e a inscrição deve ser feita previamente pelo link: https://forms.gle/T44rtYRdJLBa55dX9.
‘RELATION X’ trata-se de um espetáculo de dança que investiga o contato improvisação, elemento fundamental de pesquisa à que se propõe o Núcleo. As relações de corpo e movimento fizeram emergir algumas questões, tais como: aceitação, rejeição, preconceito, discriminação, poder.
Nesta obra, são apresentadas cenas que sugerem sutilmente a narrativa de conflitos em suas mais variadas expressões, passando por um largo espectro de emoções, que vão desde o amor até seu oposto, o ódio. Através da improvisação cênica, explora os limites físicos de certas situações que estão sujeitas a todas as relações.
De acordo com o grupo, “neste trabalho, pesquisamos como o corpo sobrevive criativamente em situações diversas, adversas e de risco. O espetáculo também discute como lidar com as emoções e com o outro, que muda constantemente”, relataram. A partir dessas questões, o grupo pergunta: “é possível que o outro desvende quem eu sou?”.
Composto por cinco intérpretes, sendo um deles músico, a apresentação tem como proposta criar ao vivo os sons que funcionam ora como estímulo para a movimentação dos bailarinos, ora como trilha sonora musical em tempo real.
Agregando o tema da música ao vivo, serão apresentados alguns princípios: O quanto o som é resultado do jogo que existe entre uma intérprete e o músico? Quando o som cria atrito e choque, e mergulha na dinâmica de um complexo universo de possibilidades dentro da dança? Nesse espetáculo, a vida é costurada por relações e, consequentemente, uma costura infinita em possibilidades, ao mesmo tempo em que pode ser um jogo definido.
Nesse campo em que o tempo é o tecido, uma guitarra conversa, converge e conspira para permear esse universo. Suas distorções e efeitos são ao mesmo tempo causa e efeito, cenário e palavra, faísca que revela e manto que encoberta. A ternura, união, afeto, construção, tudo isso é tão legítimo quanto a solidão, caos, tristeza e raiva. O som renova essa textura que atravessa, dialoga, confunde e impulsiona sentimentos latentes de paixão e agressividade.
Um instrumento, um músico, muitos sons e a improvisação como ponte para essa construção em tempo real entre movimento e sonoridades, pois assim, também um grupo de dançarinos se toca em solidão, silenciam angústias, a distorção e desarmonia de timbres. Fugazi, PJ Harvey, Sonic Youth, Helmet, fornecem alfabeto para esses poemas que não têm dialeto, referências que guiam a improvisação musical. Têm a estrutura que permite uma comunicação não verbal, mas orgânica, pois ganha vida justamente no corpo de intérpretes/entidades portadoras de toda complexidade existencial. Que não se pode definir, nem nomear de outra forma, que não através dessa que se apresenta em ‘RELATION X’.
Serviço
· Espetáculo: ‘RELATION X’
Data: 16 de setembro (sexta-feira)
Horário: 20h
Ingresso Gratuito – retirar 1h antes da apresentação
Classificação Livre
Local: Avenida Goiás, 187, Indaiá (Teatro Mario Covas)
Mais informações: (12) 3881-2623
· Workshop: Imersão de Contato Improvisação ‘Queda, desorientação e ascensão na composição’
Data: 17 de setembro (sábado)
Horário: das 14h às 18h
Classificação Livre
Inscrições pelo formulário: https://forms.gle/T44rtYRdJLBa55dX9
Fotos: Divulgação