Neste sábado (3/9), às 20h, o TMC – Teatro Mario Covas recebe o espetáculo gratuito ‘Crioulos’, que aborda temas como questões ligadas à opressão, lugar de fala e construção social do corpo negro. O espetáculo tem classificação indicativa para 12 anos e é apresentado pelo grupo Projeto Crioulos.
Contemplado pelo ProAC – Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo, o espetáculo tem entrada gratuita e os ingressos devem ser retirados na bilheteria do Mario Covas, uma hora antes do início da sessão.
O grupo também realizará nesta sexta-feira (2/9), das 15h às 17h, um Workshop Teatral com Anderson Negreiro. Para participar basta comparecer ao Teatro Mario Covas e realizar a inscrição no local.
Em ‘Crioulos’ são mesclados temas históricos da negritude, a partir de uma narrativa ficcional, uma viagem que aborda desde fantasmas da Ku Klux Klan, gorilas, a temas como os efeitos da segregação racial, pela narrativa e ótica do personagem Crioulo, um jovem que perde seu pai, um ativista das causas sociais, morto por policiais milicianos num conflito racial.
Com situações cômicas, ácidas a partir de histórias que revisitam décadas de preconceito, violência, conflitos de raças e identidade, ‘Crioulos’ é uma crítica mordaz a respeito das questões raciais, tão presentes nos dias de hoje. Sucesso de público e crítica, a peça teve estreia antes da pandemia, abordando justamente as semelhanças entre as lutas da cultura negra do Brasil e dos Estados Unidos.
Utilizando-se de linguagens múltiplas, como o teatro, a dança, música e vídeo projeção, a peça indaga: Como fazer o protagonismo negro acontecer a partir de narrativas originalmente negras? Como fazer essas narrativas serem cada vez mais estruturadas para um alcance maior na cena teatral da cultura e da arte do Brasil? Como quebrar qualquer tipo de dependência histórica para que criações sejam fomentadas, e novas subjetividades negras aconteçam? A encenação de ‘Crioulos’ aborda, a partir dos efeitos causados pelo histórico da segregação instituída em muitos países de forma direta ou indireta, uma proposta cênica que faz refletir a fundo as consequências da segregação racial no mundo contemporâneo.
Projeto Crioulos
Com atividades desde 2018, a partir de criações dramatúrgicas próprias, com idealização do diretor, ator e dramaturgo Caio D’aguilar, o grupo é formado por artistas, produtores, técnicos, atores e atrizes em sua maioria negros e negras.
Criando um histórico específico e singular enquanto grupo, com foco em narrativas de autores da literatura negra e também de dramaturgias inéditas, como a peça ‘Crioulos’, que teve temporada e estreia em 2020 no Sesc Santo Amaro, Sesc Santos e depois no Sesc Interlagos com o projeto de curtas metragens online ‘Cenas Pretas’. Seguido disso, o grupo foi ganhador do prêmio Fomento ao Teatro, que ocorrerá em 2022, e também do edital ProAC Circulação 2022.
Serviço
Workshop Teatral – com Anderson Negreiro
Data: 02 de setembro (sexta-feira)
Horário: 15h às 17h
Local: Avenida Goiás, 187, Indaiá (Teatro Mario Covas)
Não é necessário fazer inscrição prévia
Mais informações: (12) 3881-2623
Espetáculo ‘Crioulos’ – Projeto Crioulos
Data: 03 de setembro (sábado)
Horário: 20h
Entrada Gratuita – retirar ingressos no TMC a partir das 19h
Classificação 12 anos
Endereço: Avenida Goiás, 187, Indaiá (Teatro Mario Covas)
Mais informações: (12) 3881-2623
Fotos: Divulgação