A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, promove neste sábado (20), das 8h às 17h, um dia extra para que pais e responsáveis protejam crianças e adolescentes das doenças imunopreveníveis, aquelas que pode ser evitadas através das vacinas.
Crianças até cinco anos de idade devem se imunizar contra Poliomielite para evitar a Paralisia Infantil. A doença está eliminada no Brasil desde 1989, mas devido à baixa adesão dos últimos anos, o país corre o risco de novos casos.
Aos dois, quatro e seis meses são aplicadas as doses injetáveis e com um e quatro anos de idade são aplicadas mais duas doses de reforço com a vacina oral (gotinha).
Além disso, pessoas de até 15 anos de idade terão a oportunidade de atualizar a carteira vacinal com até 13 imunizantes diferentes, como Hepatites A e B, Tríplice viral e tetraviral, Pneumonia, Meningite e Otite (Pneumocócica 10 valente), Rotavírus Humano, Meningocócica C, Febre amarela, Difteria, tétano e coqueluche (Tríplice bacteriana), Varicela, HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano), Meningocócica ACWY, Covid-19 e Gripe (Influenza).
O objetivo é deixar em dia a carteira de vacinação de crianças e adolescentes e aumentar a cobertura vacinal do município, que desde a pandemia tem tido uma queda em âmbito nacional.
O mutirão será realizado em todas as Unidades Básicas de Saúde, exceto da Tabatinga. É obrigatório comparecer com documento com foto e a carteira de vacinação. Confira o endereço de todas as unidades de saúde: https://tinyurl.com/mrxe47b2.
Foto: Luís Gava/PMC