Ícone do site Portal Notícias do Litoral

IV Mostra Saberes Artesanais está com inscrições abertas para artesãos de Ilhabela

Creating a jar or vase of white clay close-up. Master crock. Man hands making clay jug macro. The sculptor in the workshop makes a jug out of earthenware closeup. Twisted potter's wheel.

A Prefeitura de Ilhabela divulgou nesta quarta-feira (17), que a IV Mostra Saberes Artesanais está com inscrições abertas para artesãos de Ilhabela participarem do evento. Os interessados devem preencher a ficha de inscrição até o dia 24 de agosto pelo link: https://linktr.ee/saberesartesanais.

O regulamento completo para participação está disponível no link: https://drive.google.com/file/d/1yawT1voK20in9texRhrxaTV8nrpoQ413/view. Cada artista poderá inscrever-se com uma (1) obra em cada categoria. Para isso, deverá enviar, ao menos, uma foto (jpg, png ou pdf) de cada obra que pretenda expor, no formato A4. No caso de obras tridimensionais, enviar 3 (três) fotos, em ângulos diferentes, para cada obra inscrita. 

Serão aceitas obras artesanais das mais diversas linguagens, entendendo que Artesanato é toda produção resultante da transformação de matérias-primas em estado natural ou manufaturada, através do emprego de técnicas de produção artesanal, que expresse criatividade, identidade cultural, habilidade e qualidade.

Os três primeiros colocados das categorias: Acessórios, Utilitários, Decorativos e Tradicionais serão premiados.

Sobre a Mostra Saberes Artesanais

O projeto cultural realiza há quatro anos trabalhos de pesquisa e registro dos artefatos e seus artistas nas Comunidades Tradicionais Caiçaras, quilombolas e dos povos originários, além de artesãos que trabalham mesclando saberes com a contemporaneidade. Nestas andanças, reafirma a importância do resgate e manutenção das tradições e o quanto os objetos, confeccionados pelas mãos desses personagens, invisíveis para alguns, são carregados de identidade e de história. Tem como objetivo coordenar e desenvolver atividades que visem valorizar o artesão do litoral norte, elevando o seu nível cultural, profissional, social e econômico, promovendo a empresa artesanal, no entendimento de que a mesma é empreendedorismo, e sinalizando que a utilização do saber tradicional manual está desencadeando o design contemporâneo.

Sair da versão mobile