A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na região central do município avança nas obras de reforma e adequação estrutural, que abrangem, também, o complexo hospitalar. As benfeitorias em andamento trarão modernidade e conforto à população.
A reforma está sendo feita em partes, possibilitando o remanejamento de pacientes e a continuidade dos atendimentos, mas no momento ocorre em locais com grande fluxo de pessoas, como corredores e salas de atendimento médico, o que exige compreensão de pacientes e colaboradores.
O secretário de Saúde, Reinaldo Moreira, pede desculpas à população pelos transtornos e ressalta se tratar de benefício futuro aos usuários da rede municipal de saúde. “Estamos ‘consertando o avião em pleno voo’, o que exige mudanças no fluxo de atendimento. Elaboramos um plano para diminuir o impacto nos serviços, inclusive com obras acontecendo no período noturno, mesmo assim, alguns contratempos são inevitáveis”, explica.
Nesta quinta-feira (20), foi finalizada a reforma do corredor dos consultórios médicos e está em andamento a reforma do corredor posterior da UPA, local de entrada das ambulâncias. Estão previstos para os próximos dias a restauração do consultório 1 da pediatria e da sala de triagem 3; a reforma dos corredores da sala de medicação e de triagens; e a recepção.
Já estão finalizados os consultórios médicos 2, 3 e 5; o conforto médico e de enfermagem; o isolamento; a área de expurgo; e as salas de sutura, eletrocardiograma e de distribuição. A previsão é de que as melhorias estejam finalizadas nos próximos dois meses.
A UPA de São Sebastião é referência para atendimentos de urgência e emergência e atendeu este ano, em média, 7.400 pacientes ao mês.