Com apoio da Prefeitura de Ilhabela, a Secretaria de Educação e o Conselho Municipal de Educação, promoveram na última quarta-feira (6/7), a última das quatro audiências públicas previstas para o monitoramento e avaliação do Plano Municipal de Educação (PME), aprovado pela Lei n° 1.133/2015.
O encontro contou com 29 participantes presencialmente e mais 40 de forma online e foi organizada pela Comissão Coordenadora de Avaliação e Monitoramento do PME, formada por representantes da Secretaria de Educação, Conselho Municipal de Educação e Câmara Municipal.
O objetivo das audiências é avaliar a execução do PME, abrangendo a participação de todos os atores nas metas, estratégias e políticas públicas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica.
Participaram o Conselho Municipal de Educação, a representante do Coletivo de Educação Diferenciada de Ilhabela, professora Simoni Lara, da Comunidade Caiçara do Bonete, a representante do Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis – OTSS/Redes, Enaiê Mairê Apel, a representante da Associação Amor Castelhanos, professoras, mães e pais de alunos da Comunidade Tradicional Caiçara de Castelhanos, diretores, coordenadores pedagógicos, profissionais da educação da rede municipal de ensino e munícipes interessados em contribuir para a melhoria da Educação Municipal.
A Audiência ocorreu no Auditório do Paço Municipal, com os temas: Comunidades Tradicionais e Gestão Democrática da Educação e da Escola.
O encontro foi aberto pela presidente da Comissão Coordenadora do PME, Marilena Squizato, que apresentou os integrantes representantes da Secretaria de Educação, do Conselho de Educação e da Câmara Municipal que integram a Comissão Coordenadora. Apresentou também os membros da Equipe Técnica que elaboraram o Relatório Anual de Monitoramento e Avaliação do PME. Participaram também o Presidente do Conselho Municipal de Educação, Professor Adalberto Henrique da Silva, o Secretário-adjunto de Educação, Rogério Ribeiro de Sá, “Professor Catolé”, representando a Secretária de Educação, Lídia Sarmento. O professor Catolé presidiu a audiência e a professora Lídia Anita Dória Goedert, que integra a Comissão Coordenadora, fez a secretaria.