Ícone do site Portal Notícias do Litoral

Caraguatatuba disponibiliza 28 vagas para Campanha de Doação de Sangue no dia 13 de maio

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio do Centro de Referência da Mulher (Pró-Mulher), em parceria com o Hemonúcleo de São José dos Campos, promoverá mais uma campanha de doação de sangue, no dia 13 de maio (sexta-feira), com 28 vagas disponíveis.

A campanha tem objetivo de levar doadores ao Hemonúcleo de forma gratuita e incentivar a doação de sangue. A coleta é de responsabilidade do banco de sangue. A saída será às 7h, em frente ao CEM-CEO, no bairro Jardim Primavera.

A Campanha é aberta a qualquer pessoa para participação, preferencialmente da área da enfermagem de qualquer instituição de saúde do município, mas quem tiver interesse pode entrar em contato até às 14h, do dia 12 (quinta-feira), no telefone (12) 3897-3500.

Podem doar pessoas entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até os 60 anos. Menores de 18 anos devem estar acompanhados de um dos responsáveis legais. É necessário pesar no mínimo 50 kg. O responsável legal deve apresentar documento original com foto e preencher o formulário de autorização.

Quem testou positivo para Covid-19 e teve sintomas, pode doar 10 dias após a completa recuperação. No caso de testar positivo para Covid-19 e não ter sintomas, doar 10 dias após a data da realização do teste. Quem teve contato com alguém com Covid, pode doar sete dias após o último contato, desde que não tenha apresentado sintomas. Se fez isolamento voluntário ou por orientação médica, deve esperar o término do tempo indicado de isolamento e doar após testar negativo para Covid-19.

É necessário estar em boas condições de saúde e apresentar documento oficial com foto. Não precisa estar em jejum, mas deve-se evitar alimentos gordurosos como leite, manteiga, ovos, frituras e frios, nas três horas que antecedem a doação. Ter repousado por, no mínimo, seis horas nas últimas 24 horas. 

Não pode doar temporariamente pessoas com gripe, resfriado, infecção, febre, diarreia ou alergia, ingestão de bebida alcoólica nas últimas 12 horas, vacinas: Covid-19/Sinovac/Butantan (doar 48 horas após cada dose), Gripe e Hepatite (doar após 48 horas). Covid-19/AstraZeneca/Fiocruz (doar 7 dias após cada dose)  e Febre amarela (doar após 1 mês), transfusão de sangue nos últimos 12 meses, tatuagem, piercing e micropigmentação nos últimos 12 meses e aplicação de botox nos últimos 3 meses, comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis, endoscopia e colonoscopia: somente após 6 meses da realização do exame, gravidez: parto normal (aguardar 3 meses), cesariana (aguardar 6 meses) e aborto (3 meses). Mulheres amamentando só devem doar 12 meses após o parto.

Não podem doar definitivamente pessoas com hepatite viral após os 11 anos de idade, ter tido Malária, Doença de Chagas, Epilepsia e Câncer, uso de drogas injetáveis ilícitas, evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, HIV, doenças associadas aos vírus HTLV I e II.

Caraguatatuba já possui também um grupo que mensalmente reúne voluntários para doação de sangue. Quem tiver interesse pode participar do grupo de whatsapp: https://chat.whatsapp.com/Bahjm5zPTWa1rQxuBBAcV3.

Sair da versão mobile