O prefeito Aguilar Junior e o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba (ACEC), Yuri Belatto, têm alinhado uma série de parcerias com o objetivo atender cada vez mais os comerciantes da cidade.
Em reunião na última quarta-feira, os dois falaram sobre ações para fomentar o segmento na baixa temporada, como divulgar cada vez mais as ações e eventos realizados pela administração municipal, com o objetivo de atrair um público maior.
De acordo com o prefeito, desde o início da retomada econômica, ficou estipulado de se fazer pelo menos dois eventos esportivos e dois culturais na cidade, a cada mês, com o objetivo de trazer mais turistas e praticantes de competições de esportes, movimentando não só o setor hoteleiro, mas o comércio em geral.
“Todos podem trazer ideias também, pois a prefeitura é parceira para movimentar o setor, seja na parte turística, seja em relação ao empreendedorismo”, frisou Aguilar Junior.
Para Yuri Belatto, essa parceria é de extrema importância para o fortalecimento do comércio. Segundo ele, a ACEC quer atingir um número maior de associados e levar a entidade para as regiões mais periférica onde o comércio é bem forte. “A participação do comerciante fortalece a entidade, que pode fazer mais pela categoria”.
Café Empresarial
Dentro desse fortalecimento de parcerias, nesta quinta-feira (7) o prefeito Aguilar Junior participou do Café Empresarial organizado pela ACEC e destacou o objetivo da administração de investir no comerciante para que ele continue prosperando de forma que Caraguatatuba continue a crescer.
Dessa forma, foi aberto espaço para que o gestor do Sebrae de Caraguatatuba, Cauê Rúbio, explicasse aos empresários presentes sobre a importância da entidade para a qualificação e desenvolvimento do empreendedorismo.
“A Prefeitura é nossa parceira e estamos criando um espaço que vai reunir o Banco do Povo, o Sebrae e a Sala do Empreendedor e a nossa ideia é sempre somar para a melhoria desse segmento”.
Ele destacou a importância do empresariado participar dos cursos, palestras workshops oferecidos, pois ali pode estar o diferencial para o desenvolvimento do seu negócio.
“Um exemplo é o Agente Local de Inovação (ALI) que vai à empresa, faz um diagnóstico completo do que pode ser feito para melhor o seu desempenho”, explicou Rúbio.
Ainda durante o Café Empresarial, a consultora do Sebrae, Tatiana Sapla, explicou aos comerciantes sobre o seminário de compras públicas que será aberto para a categoria entender de que forma ela pode ‘vender’ para a administração pública. “Temos case de sucesso e vocês vão entender que é possível vender e manter o dinheiro circulando na cidade”.
Na ocasião, os comerciantes Jessé Donizete dos Santos e Janaina Caetano dos Santos, a JJ Shoes e Jesse Locadora de Carros; Eduardo Soares, da PagCryp, e Roberto Ezer Azeredo, da Loca Food, puderam apresentar aos presentes um pouco de suas empresas.
Foto: Mara Cirino/PMC