Desde o início da gestão, o Prefeito Toninho Colucci tem investido nas condições de trabalho dos pescadores artesanais do município.
Inicialmente, já foi executada a reforma do Píer dos Pescadores, na Vila e o conserto de dois guinchos que estavam quebrados e abandonados no Centro de Apoio ao Pescador Artesanal “Antônio Rafael”.
A mais recente conquista foi a aquisição de um trator 0km, que vai auxiliar o trabalho dos pescadores no deslocamento das embarcações na entrada e saída da água. Por anos, este trabalho era feito com apoio das marinas locais.
Atualmente, o Centro de Apoio ao Pescador Artesanal, mais conhecido como “Estaleiro Municipal”, atende em média 219 embarcações por ano de pescadores artesanais, de forma gratuita, Caso tivessem que arcar com os custos, cada puxada de um barco para uma marina particular, custaria em média de R$ 600 a R$ 1 mil, fora estadia.
“Vamos investir mais nesta área, com melhorias no píer e Estaleiro Municipal, compra de três novas carretas e reforma das atuais, aquisição de tendas para que os pescadores realizem manutenção das redes e muito mais”, destacou o Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci.
Mostrando a importância que a atual administração tem dado ao setor, foi criada em março a Secretaria das Comunidades Tradicionais, Pesca e Agricultura. A pasta será responsável pelo fomento e apoio ao setores envolvidos, entre eles, a pesca.
Fotos: Mayck Gomes/PMI