O Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba, em parceria com o Instituto Dom Bosco, formou nesta semana, 20 alunos no curso de Cuidador de Idosos, promovido, gratuitamente, no mês de março.
A cerimônia contou com a presença da presidente do Fundo Social, Samara Aguilar; do diretor do Instituto Dom Bosco, Marcone Pereira de Paula; da secretária e secretário da escola, Kelly Teixeira e Gianluca Stefano Pitalluga e de um dos professores Silvio Eduardo Soares.
O curso objetivou capacitar profissionais capazes de lidar com o atendimento de pessoas idosas que necessitam de atenção especial, prezando pela qualidade de vida e bem estar dos pacientes.
Foram abordados temas sobre noções de enfermagem, administração de medicamentos, cuidados com o quarto do paciente, higiene pessoal, assaduras, curativos, ostomias, higiene oral, cuidados com a pele, manuseio de sonda, hidratação, atividades físicas e recreativas e noções de psicomotricidade.
Foram treinados também sobre exercícios respiratórios, exercícios para acamados, treinamento de equilíbrio, saúde na terceira idade, autismo, esquizofrenia, entre outras doenças da terceira idade.
A aluna Mariane Gabriela da Silva, 24 anos, conta que já cuidou do pai e sabe a importância de ter conhecimento para oferecer o melhor cuidado. “É muito importante ter um certificado para poder trabalhar nesta área, ainda mais que estou à procura de emprego e bastante feliz de ter esta formação. Eu agradeço muito ao Fundo Social e a primeira-dama Samara Aguilar por ter nos dado essa oportunidade e espero continuar atuando nessa área”.
A presidente do Fundo Social, Samara Aguilar, parabenizou os formandos e agradeceu a parceria com a instituição, que sempre proporciona o melhor aos alunos. “Esta é uma área que só cresce e os idosos alcançam cada vez mais uma expectativa de vida maior. Por isso, ofereçam, além de cuidados, muito carinho e atenção. Invistam nesta função com dedicação que vocês só têm a ganhar”, destacou Samara.
Foto: Divulgação/PMC