Defesa Civil apoia DER e realiza o corte da árvore para liberação da pista
Com a volta da chuva, na tarde desta quinta-feira (31), uma árvore caiu na altura do quilômetro 159 da Rodovia SP-055 (Rio-Santos), acesso à Costa Sul de São Sebastião, e provocou a interdição do tráfego. A liberação total da pista ocorreu às 16h30. A Defesa Civil, apoiou o DER (Departamento de Estradas de Rodagem), responsável pela jurisdição, no trabalho de interdição, orientação dos motoristas e, também, realizou o corte e a remoção para liberação do tráfego.
A queda da árvore ocorreu por volta das 14h50, no trecho entre os bairros de Maresias e Boiçucanga, na Costa Sul, e atingiu um veículo de passeio. Não houve registro de feridos. A remoção da árvore foi feita às 16h30.
Após o DER trabalhar na interdição do local e a chegada de equipes da EDP (concessionária dos serviços de energia elétrica), a Defesa Civil pôde realizar o corte da árvore para a desobstrução e liberação da pista.
Devido à chuva, nessa tarde, também foi registrada a ocorrência da queda de uma árvore na Alameda Vila Rica, bairro Portal da Olaria, que também causou interrupção do tráfego.
Início das ocorrências
O início da forte chuva e ventos, registrados no fim da noite desta quarta-feira (30), provocaram alagamentos e quedas de árvores. Não há desalojados e desabrigados.
Os principais bairros atingidos por alagamentos foram: Porto Grande, rotária de acesso à Avenida Guarda Mor Lobo Vianna, na Região Central; Enseada, Costa Norte; Topolândia, na rua Onofre Santos e ruas do Centro.
Após a chuva, que durou quase uma hora, o escoamento das águas pluviais foi rápido, devido aos serviços constantes de prevenção desenvolvidos pela Secretaria de Serviços Públicos (SESEP), integrado ao PLAMCON (Plano Municipal de Contingência da Defesa Civil).
Ocorreram quedas de árvores na Escola Municipal (EM) Maria Virgínia Silva, na Rua Valinhos, em Barra do Una; Rua Antônio Pereira da Silva, no bairro Topolândia; Rua Saíras, Cambury; Travessa Adélia Alvarenga Sales, na Rua Ítalo Nascimento, no Porto Grande, onde uma árvore caiu sobre um veículo. Outra queda foi registrada perto do ginásio municipal “Gringão”, no Varadouro, e Rua Valinhos, em Barra do Una. Houve também queda de barreira na curva de acesso ao Varadouro.
Atenção
A Defesa Civil, secretarias municipais e órgãos que integram o PLAMCON continuam em estado de atenção, em função do alerta emitido na quarta-feira (30) pelo órgão, com previsão de registro de chuvas, seguidas de raios, ventos e granizo até sábado (02), no Litoral Norte.
A força de salvamento reforça para que a população fique atenta a áreas de risco, pois a previsão de acumulados elevados nos próximos dias pode encharcar o solo e propiciar deslizamentos, desabamentos, alagamentos, quedas de árvores e muros.
A administração municipal orienta à população que mantenha atenção à topografia do solo e, caso repare em deslocamento de terra, ou possível desastre, deixe o local de risco imediatamente e entre em contato pelo 199.
Outros telefones de emergência:
Polícia Municipal: 153
Polícia Militar: 190
SAMU: 192
Corpo de Bombeiros: 193