Ícone do site Portal Notícias do Litoral

São Sebastião inicia operação rescaldo em bairros da Costa Sul, após inundações registradas no fim de semana

Depois das fortes chuvas deste final de semana, que causaram inundações em bairros da Costa Sul, a Prefeitura de São Sebastião, por meio das regionais da SESEP (Secretaria de Serviços Públicos), começou nesta segunda-feira (21), os serviços de limpeza e manutenção dos locais afetados.

O acumulado de chuva das últimas 72 horas (entre os dias 19 e 21) chegou a 298 mm. A previsão era de um acumulado de 200 mm para o período do sábado (19) à segunda-feira (21). O município não registrou nenhum caso de pessoa ou família desabrigada e desalojada. As chuvas causaram inundações nos bairros Baleia Verde, Barra do Sahy, Barra do Una (Vila dos Mineiros) e Juquehy.

A Regional de Boraceia está com homens e máquinas realizando desobstrução de bueiros; limpeza de valas; drenagem em ruas e recolhendo e galhos de árvores arrastados pelo vento. Em Boraceia, segundo a regional, oito casas foram invadidas pelas chuvas. Essa regional atende os bairros Boraceia, Jureia, Engenho e Aldeia Indígena Rio Silveiras.

Já a Regional de Juquehy-Barra do Una está com caminhão-pipa fazendo limpeza das vias públicas em Barra do Una e dará suporte a outros locais. Há também uma máquina retroescavadeira trabalhando na Rua Benedito Lopes (Rua da Sabesp), em Juquehy; enquanto outra equipe faz limpeza e varrição dos bairros e retirada de galhos e outros materiais. Outros grupos de servidores, com máquinas e equipamentos, recuperam as entradas das praias e executam serviços de varrição e limpeza.  

Em Barra do Una, segundo a regional, 300 casas foram alagadas. A regional atende os bairros de Juquehy, Barra do Una e Praia Preta

A Regional de Boiçucanga, onde não houve alagamento de casas, a maior ocorrência foi a inundação que gerou interdição do acesso principal ao Núcleo Baleia Verde (entre a rodovia SP-055, a Rio Santos, e o bairro). Houve também o rompimento de uma tubulação, logo reparada pela regional da SESEP, no Sertão de Cambury (Núcleo Rio das Pedras). A SESEP, com apoio do Fundo Social e associações de moradores, levou produtos de limpeza, higiene e água às famílias do Núcleo Lobo Guará. Essa regional atende os bairros: Boiçucanga, Cambury e Barra do Sahy.

Atenção

A Defesa Civil, a SESEP (Secretaria de Serviços Públicos); demais secretarias e órgãos envolvidos no PLAMCON (Plano de Contingência da Defesa Civil) seguem monitorando todo o município.

A administração municipal orienta à população que mantenha atenção à topografia do solo e, caso repare deslocamento de terra ou possível desastre, deixe o local de risco e entre em contato pelo 199.

Outros telefones de emergência são:

Polícia Municipal: 153

Polícia Militar: 190

SAMU: 192

Corpo de Bombeiros: 193

Fundo Social

O Fundo Social de São Sebastião prossegue com a campanha de arrecadação de produtos de limpeza e higiene pessoal às pessoas vítimas das chuvas. Os donativos compõem o PLAMCON, em medidas preventivas para amenizar os impactos causados pelas chuvas deste período.

O Fundo Social da Prefeitura de São Sebastião continua a arrecadar alimentos não perecíveis (arroz, feijão, óleo, macarrão, farinha, fubá, leite em pó, entre outros), produtos de limpeza, higiene pessoal e água potável para doações às famílias atingidas pelas chuvas.

De acordo com o presidente do Fundo Social, Elias Rodrigues, cerca de 30 famílias receberam alimentos não perecíveis, água potável e produtos de limpeza e higiene pessoal, na Comunidade Lobo Guará, bairro Cambury e aproximadamente, a 60 moradores da Vila dos Mineiros (Barra do Una) foram entregues estes donativos, num total de 90 pessoas atendidas nestas localidades

As arrecadações devem ser entregues nas regionais municipais da Secretaria de Serviços Públicos (SESEP), ou na sede do Fundo Social, Rua Capitão Luiz Soares, 33, Centro, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

Arrecadações em domicílio na Região Central, agendamentos pelos telefones (12) 3892-4991 e (12) 3892-5560, Costa Norte (12) 3861-2704.

Sair da versão mobile