Ícone do site Portal Notícias do Litoral

Copa Caiçara de Jiu Jitsu recebe 500 atletas em um dia de competição em Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes, realizou no domingo (20), no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (CEMUG), a Copa Caiçara de Jiu Jitsu 2022, maior competição da modalidade do Litoral Norte.

Ao todo, foram 184 categorias em disputa, entre Pré-Mirim (4 e 5 anos), Mirim (6 e 7 anos), Infantil A (8 e 9 anos), Infantil B (10 e 11 anos), Infanto-Juvenil A (12 e 13 anos), Infanto-Juvenil B (14 e 15 anos), Juvenil (16 e 17 anos), Adulto I, Adulto II, Master I (acima de 30 anos) e Master II (Acima de 36 anos). Lutadores de todos os graus de faixas estavam aptos para competir. O evento teve a presença, em um dia, de 500 atletas.

Miguel Henrique Cascardo da Costa Santos, lutador de Caraguatatuba de apenas 8 anos, fez a primeira luta do evento e conquistou o título da categoria mirim. “Foi meu segundo campeonato e eu estava bem nervoso. Consegui fazer uma grande luta, o nervosismo passou e venci meu adversário”, conta.

Sybelli Soares Macedo Mesquita, de 12 anos, atleta de Caraguatatuba, foi campeã da categoria Infanto Juvenil A e avaliou seu desempenhou. “É bem legal lutar com a torcida gritando e te apoiando. Minha adversária era bem difícil por saber fazer bem os movimentos. Mas fiquei confiante e venci”, conta.

O CEMUG recebeu lutadores de 46 equipes, de várias cidades da região e do Brasil como, por exemplo, São Sebastião, Ipiranga, Mogi das Cruzes, Santo André, Piracicaba, São João da Boa Vista, São Paulo, Ilhabela, Ubatuba, Angra dos Reis (RJ), Rio Claro, São José dos Campos, Taubaté, Rio de Janeiro, Suzano, Salesópolis, Nova Lima (MG) e outros municípios.

A cidade de Caraguatatuba teve representantes em quase todas as categorias. No pódio geral do campeonato, o município ficou com a 1ª e 2ª colocações com os times Vision BJJ e Ulrico JR BJJ. Juntas, as equipes conquistaram 38 medalhas de ouro, 22 medalhas de prata e 11 de bronze.

O lutador da cidade de Rio Claro, interior paulista, Elliton Rocha, campeão da categoria Marrom Absoluto Master 1, elogiou a organização do evento. “A Prefeitura de Caraguatatuba está de parabéns. Venho do interior e estou impressionado com toda a organização e empenho da equipe. Saio daqui feliz pela conquista do título na minha categoria”, avalia.

Renan Ricardo do Santos, de Caraguatatuba, que venceu a categoria Master 1 Marrom até 77kg e ficou na 3ª colocação, da Marrom Absoluto, agradeceu à Prefeitura de Caraguatatuba e ao prefeito Aguilar Junior.

“Tenho que agradecer ao prefeito Aguilar Junior por acreditar e apoiar o nosso esporte. Agradeço também o secretário Edvaldo Ormindo por todo apoio e meu Mestre Ulrico, por todo ensinamento e suporte. Fiz quatro lutas no campeonato e consegui impor um bom nível do meu Jiu Jitsu”, conta.

O secretário de Esportes e Recreação de Caraguatatuba, Edvaldo Ormindo, comenta que o evento mostrou a força do município na modalidade. “Tivemos as duas melhores equipes da competição, fora os outros times que conquistaram medalhas e títulos para a cidade. É uma alegria acompanhar o resultado de um investimento e trabalho sério da gestão do Prefeito Aguilar Junior”, conta.

Foto: Cláudio Gomes/PMC

Sair da versão mobile