Monitores ambientais estarão durante todo feriado de Carnaval nas praias de Caraguatatuba para conscientizar os banhistas sobre a importância do descarte correto do lixo.
A ação faz parte da Campanha ‘Um Novo Verão’ da Prefeitura de Caraguatatuba e está sendo coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP) com custeio de recursos do Conselho Municipal de Meio Ambiente.
Seguindo uma programação, artistas da cidade abordam os banhistas e conversam sobre a consciência de cada um de levar seu lixo embora, além de divulgar os trabalhos dos Ecopontos para descartar corretamente os resíduos gerados em casa.
A personagem ‘Nhá Rita’ conta que desde o início da campanha, no dia 27 de janeiro, a ação tem sido positiva. “Temos abordado muitos turistas e todos acham essencial esse tipo de trabalho porque levamos conhecimento de uma forma engraçada, fazendo com que seja algo leve e atrativo. Estamos de parabéns”, destaca.
A ação já ocorre nesta sexta-feira (25), na praia Martim de Sá. Uma família de Lorena, que possui residência na praia, achou a iniciativa muito importante. Ricardo Borges, 42 anos, parabenizou o trabalho e disse que dessa forma irá inibir muitas pessoas de deixarem o lixo na praia. “Acredito que assim o descaso com nossa natureza irá diminuir. Assim esperamos”, conclui.
Já o casal de Guarulhos, Ari Costa e Roseli Fini Costa, frequentadores assíduos da praia, se divertiu com os artistas e fez questão de mostrar a sacola plástica presa na cadeira. “É a primeira vez que vemos este tipo de abordagem por aqui. Com certeza, a população e turistas sairão com mais consciência”, diz.
A equipe segue no sábado (26) na Prainha; no domingo (27), na Cocanha; na segunda-feira (28), na Martim da Sá; na terça-feira (1º) no Indaiá e na quarta-feira (2) na Martim da Sá, das 9h às 16h. O projeto vai até o dia 12 de março.
De acordo, com a secretária da SMAAP, Tatiana Soares Scian, o foco da campanha é mostrar ao banhista, seja ele morador ou turista, que não se deve deixar lixos como garrafas e sacolas plásticas, pontas de cigarro ou restos de comida na areia ou no mar.
“Nossos materiais de divulgação reforçam que a praia é de todos e esses cuidados são importantes para todos terem um ambiente saudável e seguro. Com cada um fazendo a sua parte, todos aproveitam”, reforça.
Foto: Luis Gava/PMC