A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP), retomou neste mês, o plantio de mudas nativas. Inicialmente, eles serão feitos nas escolas municipais e praças públicas.
Até o momento, 20 mudas das espécies Pitanga, Ipê, Manacá e Araçá foram plantadas nas unidades escolares E.E Antonio Alves Bernardino (Tinga), EMEI Maria de Lourdes Lucarelli Perez (Indaiá) e E.E Ismael Iglesias (Barranco Alto).
Durante o mês de março, mais 30 mudas serão plantadas em escolas municipais. O plantio em unidades escolares incentiva o aluno a respeitar, cuidar e valorizar o meio ambiente. As solicitações podem ser feitas na Central 156 ou diretamente na SMAAP.
Segundo a SMAAP, em 2021 foram plantadas 528 mudas nativas em diferentes espaços públicos, além de 84 mudas solicitadas por meio da Central 156. Como compensação ambiental de empresas privadas, a SMAAP recebeu 1.625 mudas que ficam alojadas no Viveiro Municipal.
A Prefeitura também possui o programa ‘Disque Árvore’, que disponibiliza mudas à população que deseja plantar uma árvore em sua residência. Para realizar o pedido, é necessário solicitar na Central 156, por telefone ou pelo aplicativo.
Além de doar a muda, a SMAAP auxilia no plantio, de acordo com os critérios disponíveis na Cartilha de Arborização Urbana, que pode ser acessada no link: https://tinyurl.com/y88r3b3f.
Conheça mais serviços:
Adote o Verde – Parceria entre o Poder Público e pessoas jurídicas interessadas em cuidar do meio ambiente. O objetivo é apoiar a conservação e manutenção de praças, parques, canteiros centrais e áreas verdes. Em contrapartida, as empresas são autorizadas a instalar uma placa de publicidade.
Espaço Árvore – Programa de preservação ambiental que visa seguir um cronograma de plantios de mudas em todas as calçadas dos prédios públicos municipais para aumentar a arborização e oferecer um toque paisagístico aos prédios.
Viveiro Municipal – Objetivo de reunir, organizar e cuidar das mudas florestais nativas entregues pelos munícipes à Prefeitura, provenientes das autorizações de cortes de árvores, sendo utilizadas na recomposição de matas ciliares, enriquecimento florestal de áreas degradadas, em projetos de arborização urbana e de educação ambiental.
Mais informações na Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, na Rua Santos Dumont, 502, no Estrela D’alva, pelo telefone (12) 3897-2530 ou email: meioambiente@caraguatatuba.sp.gov.br.
Foto: Divulgação/PMC