Com um histórico de 55 anos de tradição e excelência no ensino, o curso de graduação em Medicina da Universidade de Taubaté (UNITAU) passa a ser oferecido, a partir deste ano, no campus avançado de Caraguatatuba. Ele será instalado no espaço anteriormente ocupado pelo hipermercado Extra e a previsão é das aulas começarem já no segundo semestre deste ano.
O anúncio foi feito nesta sexta-feira (18), no Serramar Shopping, quando o prefeito Aguilar Junior e a Reitora da Unitau, Profa. Dra. Nara Fortes, assinaram o termo de convênio entre a Prefeitura e a Universidade.
Participaram da cerimônia os empresários Tadeu Penido e Mateus Penido, presidente e vice-presidente do Grupo Serveng, responsável pelo Serramar Shopping, vereadores, secretários municipais, representantes do Hospital Regional do Litoral Norte e a comunidade acadêmica da Unitau, além de outros convidados.
A implantação do curso em um campus fora de sede será possível após aprovação pelo Conselho Estadual de Educação (CEE-SP). Em sessão plenária ocorrida neste mês, a Câmara de Educação Superior do Conselho também renovou por cinco anos o curso de Medicina da UNITAU, com direito a apontamentos que reforçaram a qualidade do projeto pedagógico.
“Recebemos muitos elogios por todo trabalho desenvolvido em nosso curso de Medicina em Taubaté e isso garantiu a renovação pelo período máximo de cinco anos. Vamos usar toda essa experiência adquirida ao longo de mais de cinco décadas para levar esse padrão de qualidade da Medicina da Unitau para Caraguatatuba”, afirma a Reitora.
Para o prefeito Aguilar Junior, a chegada da Unitau em Caraguatatuba é motivo de orgulho para toda comunidade. “Este é um momento de muita alegria. Estamos esperando há muito tempo e tivemos que formalizar todos os pedidos, sem poder falar nada e agora recebemos o Campus, com o curso de Medicina, com muito orgulho”.
O prefeito também falou da resiliência do povo de Caraguatatuba ante às dificuldades enfrentadas e agora este é mais um momento para lembrar de algo muito bom para a cidade. “A cidade vai crescer ainda mais, são estudantes que virão para cá, movimentando nosso comércio, construção civil e até eventos”, destaca e confessa que seu sonho é ver as filhas fazendo medicina, daqui uns 10 anos e elas saberem que o pai teve participação em todo o processo de conseguir a implantação do curso em Caraguatatuba.
Inicialmente, o campus avançado de Caraguatatuba será instalado em uma área de 1.000 m², chegando a cerca de 4.200m². Além da Medicina, também estão previstos outros cursos na área de biociências, como Enfermagem e Psicologia.
A estrutura do campus vai contar com laboratórios, salas de aula com equipamentos multimídia, centros de simulação, espaços multidisciplinares, biblioteca e salas de coordenação. O suporte pedagógico será oferecido pelo corpo docente da sede em Taubaté, além de novas contratações.
“Temos toda a estrutura necessária definida em nosso plano de trabalho. Vamos fazer um vestibular em junho para que as primeiras turmas possam começar em agosto. No segundo semestre deveremos ter 60 alunos de Medicina e 40 alunos de Enfermagem”, avalia a Pró-Reitora de Graduação, Profa. Ma. Angela Popovici Berbare.
As possibilidades de parceria para as práticas de estágio dos estudantes também pesaram na escolha por Caraguatatuba. Foram assinados protocolos de intenção para que os estágios sejam realizados na rede de saúde do município, no Hospital Regional do Litoral Norte e na Casa de Saúde Stella Maris (Santa Casa).
Essa qualidade em relação à saúde pública foi destacada pelo prefeito Aguilar Junior. “Tivemos muitos avanços em saúde nos últimos cinco anos. Não poupamos esforços para fazermos diferença na nossa cidade”, conta.
O valor do curso de Medicina em Caraguatatuba será equivalente ao da sede em Taubaté. A Unitau mantém, sem reajustes há dois anos, uma mensalidade de R$ 7.019,00. Esse valor é 12,12% abaixo da média nacional, conforme pesquisa realizada pelo Semesp.
Mais investimento
O Grupo Serveng aproveitou a ocasião para anunciar mais investimentos, na casa dos R$ 100 milhões, na área do Serramar Shopping. Entre eles, a implantação de um hotel, academia, restaurantes, entre outros. A estimativa de conclusão é de 18 meses.
Foto: Cláudio Gomes/PMC