Ícone do site Portal Notícias do Litoral

Educação de Caraguatatuba realiza capacitação para professores alfabetizadores

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), realizou na última quarta-feira (16) o primeiro encontro formativo do Programa Professor Alfabetizador de 2022. Ao todo, participam 75 alfabetizadores do ensino fundamental que lecionam nas séries do primeiro ano. Os encontros são realizados semanalmente, intercalando entre presencial e online. O programa tem duração de fevereiro a dezembro.

O professor alfabetizador é o profissional responsável por planejar e implementar ações pedagógicas com o objetivo de desenvolver nos alunos as habilidades de leitura e escrita com compreensão.

A secretária de Educação, Márcia Paiva, explicou que o processo de alfabetização vai muito além dos conteúdos a serem ensinados. Sua complexidade exige que o docente conheça a estrutura e o funcionamento da língua. “É indispensável que os educadores estejam familiarizados com as características e as implicações das etapas do desenvolvimento de uma criança, as competências que os alunos deverão adquirir ao final de um ano letivo, os métodos de alfabetização existentes e as abordagens de avaliação da aprendizagem”, disse.

Participação da família

Além da função da escola na alfabetização infantil, é de fundamental importância a participação da família durante seu desenvolvimento. Quanto maior a participação familiar no ensino, mais interessada a criança se torna no aprendizado.

O estímulo aos hábitos de leitura e escrita facilitam o desenvolvimento e são fundamentais para despertar, desde cedo, o interesse e a alegria pela leitura. A família também pode colaborar explicando e exemplificando o quão fundamentais são essas habilidades para a vida.

O programa Professor Alfabetizador é conduzido pelos professores Tiago e Lindalva do setor de Apoio Pedagógico, sob supervisão do professor Luiz Henrique.

Foto: Lais Fontes/PMC

Sair da versão mobile