A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Habitação, promove o curso de Decoração de Festa para moradores do Nova Caraguá II. Ao todo, cerca de 20 munícipes estão participando do curso.
Essa ação faz parte do ciclo de cursos do Projeto de Desenvolvimento Socioterritorial do Nova Caraguá II, núcleo residencial do Travessão, região sul de Caraguatatuba.
No primeiro dia de aula, os participantes conheceram a apresentação e o planejamento sobre como decorar uma festa. No decorrer do curso os moradores do Nova Caraguá II aprenderam sobre a confecção de decoração própria, confecção específica de enfeites para mesas e, por fim, como executar um projeto de festa.
A professa Vanessa Faleiros Moro, que ministra as aulas, informa que “a importância desse curso é fazer os alunos aprenderem os diversos tipos de técnicas que podem gerar renda com festas ou através do artesanato em si. Então, além de decorar uma festa em si, ao final do curso o decorar vai conseguir arrumar a decoração para outros eventos, por exemplo, uma decoração para o Natal, para a Páscoa ou para o Dia dos Namorados”.
A aluna Vitória Rauane Rosa Herculano, de 17 anos, já trabalha na área de decoração de festas e disse que com o curso pode até abrir seu próprio negócio. “Esse curso de decoração de festa vai ser muito útil para mim, pois já trabalho na área, mas agora eu vou entender melhor como montar as decorações e quem sabe até eu monte minha própria empresa. Mas o curso vai ser bom também para o currículo, caso eu decida trabalhar para alguém” disse Vitória.
A moradora Maria Eduarda dos Santos Souza ainda é estudante do Ensino Médio, mas fala que “esse curso está sendo muito importante para mim, afinal eu já estava pensando em entrar nesse ramo, que é muito abrangente, e a Prefeitura está me proporcionando esse conhecimento a mais, o que me deixou muito feliz”.
O secretário de Habitação, Carlinhos da Farmácia, avalia a importância do Projeto de Desenvolvimento Socioterritorial para os moradores do Nova Caraguá II.
“O PDST (Projeto de Desenvolvimento Socioterritorial) é muito importante para a melhoria das condições de vida dos seus participantes e tem como objetivo melhorar a convivência familiar e comunitária. Além disso, os cursos de capacitação permitem a inserção dos participantes no mercado de trabalho, promovendo a sustentabilidade social e ambiental, com a geração de trabalho e renda, incentivando o protagonismo social”, finaliza o secretário.
Projeto de Desenvolvimento Socioterritorial do Nova Caraguá II
O Empreendimento Nova Caraguá II atendeu 730 famílias com imóveis novos através do Programa Minha Casa Minha Vida. Mas, o Programa vai além da construção de moradias. Ele desenvolve atividades programadas no PDST (Projeto de Desenvolvimento Socioterritorial) que visa o fortalecimento das famílias beneficiárias a cerca de suas condições de vida e de seus direitos, além de contribuir com a melhoria na qualidade de vida delas e o desenvolvimento da cidadania.
Entre as principais ações deste Projeto Social está o acompanhamento sistemático dos participantes através de atendimento individual e familiar em reuniões de caráter informativo e educativo, com o objetivo de melhorar a convivência familiar e comunitária.
O Projeto vem oferecendo cursos de capacitação desde 2019 e já ajudou muitas famílias do empreendimento na geração de trabalho e renda e melhoria do convívio social.
Foto: Luís Gava /PMC