O Governo Federal criou no ano passado um novo programa social chamado Auxílio Brasil, que substitui o Programa Bolsa Família. Em Caraguatatuba, 2.115 novas famílias foram inseridas em janeiro e já começar a receber o benefício. Ao todo, o município possui 7.972 famílias beneficiárias.
Para acompanhar o calendário do pagamento estipulado pelo Ministério da Cidadania, as famílias devem baixar o aplicativo ‘Caixa Tem’ para saber a disponibilidade e valor do beneficio.
O benefício serve como renda complementar às famílias de baixa renda e que vivem em situação de vulnerabilidade. Para inserção é necessário ter o Cadastro Único sempre atualizado. Caso haja qualquer informação que precise ser atualizada, como endereço, telefone, composição familiar, entre outros, a família deve ir ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do seu bairro e fazer essa alteração.
O Programa Auxílio Brasil dispõe de até três benefícios:
– Primeira Infância: para famílias que possuem em sua composição crianças com idade entre 0 e 36 meses incompletos, pago por pessoa que se enquadre em tal situação;
– Composição Familiar: para famílias que possuam em sua composição gestantes ou pessoas com idade entre de três e 21 anos incompletos, pago por pessoa que se enquadre em tais situações. A família apenas receberá esse benefício relativo aos seus integrantes com idade entre 18 e 21 anos incompletos se estiverem matriculados na educação básica.
– Superação da Extrema Pobreza: valor mínimo calculado por pessoa e pago por família beneficiária do Programa Auxílio Brasil, cuja renda familiar per capita, calculada após o acréscimo dos benefícios Primeira Infância e Composição Familiar, for igual ou inferior ao valor da linha de extrema pobreza.
Para fazer a atualização ou novo cadastro no Cadastro Único, o munícipe deve solicitar o agendamento pelo Canal 156. Pelo site é possível acessar no endereço: 156.caraguatatuba.sp.gov.br e seguir as orientações ou baixar o aplicativo ‘Caraguatatuba 156’, disponível para celulares Android e IOS, onde poderá acompanhar todo o andamento do protocolo na palma da mão, sem sair de casa; ou pelo telefone discando 156.
Para obter mais informações sobre o Cadastro Único, a família pode entrar em contato com os Centros de Referência de Assistência Social de seu bairro, nos telefones a seguir:
– CRAS CENTRO: Endereço: Rua Antônio Valente, 80 – Jardim Jaqueira Telefone: (12) 3886-2000
– CRAS SUL: Endereço: Avenida José Herculano, 6.900 – Porto Novo Telefone: (12) 3885-2350
– CRAS BARRANCO ALTO: Endereço: Rua Sebastião Paulino Ferreira, 81 – Barranco Alto. Telefone: (12) 3887-1316
-CRAS NORTE: Endereço: Avenida Marginal Ipiranga, 17 – Olaria Telefone: (12) 3883-6305
– CRAS JETUBA: Endereço: Avenida Gabriel Fagundes da Rosa, 315 – Jetuba Telefone: (12) 3889-3565
– CRAS MASSAGUAÇÚ: Endereço: Rua Itália Baffi Magni, 512 – Massaguaçu Telefone: (12) 3882-2668
Foto: Divulgação/PMC