Nesta terça-feira (4), em sua live semanal, o prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, destacou o alerta feito pela Defesa Civil sobre a previsão de fortes chuvas para a região no período de quarta-feira (5) até sábado (8). Falou também das constantes ações realizadas no sistema de drenagem do município para evitar alagamentos e enchentes.
De acordo com o alerta emitido pela Defesa Civil sobre grande volume de chuva a previsão é de um acumulado de 175mm entre o período de 5 a 8 de janeiro, sendo estimado em 22mm e temperaturas mínima e máxima entre 23º C e 28º C, na quarta-feira; 50mm e temperaturas de 22º C a 25º C na quinta-feira; 70 mm e temperaturas 21 º C e 23º C na sexta-feira, dia em que a chuva deverá ser persistente, durante o dia e à noite, e não ocorrer somente em alguns horários esporádicos.
A Defesa Civil orienta que a população entre em contato pelo 199, caso repare deslocamento de terra ou risco de desastres.
Reforço
Na manhã da terça-feira (4), o prefeito promoveu, com o secretário de Serviços Públicos, Gelson Aniceto Souza (Tota) e diretores das regionais da Costa Norte à Costa Sul, mais uma reunião de organização e reforço de ações preventivas para evitar enchentes nesse período de chuva, encontro realizado em função do alerta emitido no dia 3.
Nesse encontro, o prefeito orientou, novamente: ações preventivas de limpeza da cidade; limpeza das cabeceiras dos rios, desassoreamento de todos os córregos e limpeza de bocas de lobo. O prefeito comentou ainda o sucesso do trabalho de prevenção realizado, que resultou em rápido escoamento das águas pluviais, logo após a forte chuva do dia 30 de dezembro.
No dia 29 de dezembro de 2021, secretarias da Prefeitura de São Sebastião se reuniram para finalizar o plano de contingência de atuação em caso de fortes chuvas, o PLAMCON (Plano Municipal de Contingência de Defesa Civil).
Nos últimos dias a SESEP manteve intensificado os serviços de limpeza. A equipe da Regional Centro realiza as ações de desassoreamento de rios, limpeza em sarjetas, bueiros, bocas de lobo, e do córrego do Outeiro, na altura da Rua José David do Vale, e em toda a sua extensão.
Também foi realizado o desassoreamento do córrego Mãe Izabel, na Avenida Professor José Machado Rosa, na Topolândia, região central, e perenização e limpeza de valas em Boraceia. As Avenidas Guarani e Osasco e as alamedas Pirassununga e Rio Grande da Serra receberam o serviço de perenização. A perenização auxilia o solo a suportar mais os impactos causados pelas chuvas, evitando formação de lamaçais. Também foi feita a limpeza de valas na Alameda Rio Grande da Serra.