A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES), Centro Integrado Profissionalizante (CIP) realizou nesta quarta-feira (15), no Villa´L Mare Hotel, bairro Maresias, a entrega de 60 certificados aos bolsistas, moradores de bairros da Costa Sul do município, integrantes do Programa Emergencial de Auxílio ao Desemprego (PEAD).
Segundo a SEDES, desde 2017, já passaram pelo programa, mil trabalhadores e a média de inserção no mercado de trabalho é de 50%.
Para o formando André Matheus Vieira de Souza, 21 nos, morador do bairro Maresias, a oportunidade de emprego ajudou no orçamento doméstico. “Em tempos de pandemia, a Prefeitura de São Sebastião, me proporcionar uma vaga de emprego, mesmo emergencial, me auxiliou e muito. Sem falar que além de ajudar minha família, ainda fiz os cursos gratuitos de manipulação de alimentos e garçom. Com fé em Deus e com a certeza de que serei recolocado no mercado de trabalho”, só tenho a agradecer pela vaga e estudo”, disse Souza.
O Programa Emergencial de Auxílio Desemprego (PEAD) – Lei Municipal 1.745/2005, Decreto Municipal 6.720/2017 – auxilia o trabalhador na readequação e recolocação no mercado de trabalho e concede uma bolsa-auxílio no valor de R$ 1.045,00; cesta básica e vale transporte.
O horário de trabalho é das 8h às 17h, nos setores de zeladoria e operacional da Prefeitura de São Sebastião, de segunda a quinta-feira. Às sextas-feiras, todos os contratados passam por cursos de qualificação.
Este ano foram oferecidos oito títulos de cursos ao programa para atendimento nas três regiões do município (Costa Norte, Central e Costa Sul), sendo de Informática Básica, Português e Matemática, Paisagismo, Elétrica Básica, Manipulação de Alimentos e Serviços de Garçom, Auxiliar de Recursos Humanos, Auxiliar Administrativo e Artesanato.
Fotos: André Santos/PMSS