Ícone do site Portal Notícias do Litoral

Caraguatatuba monitora possíveis casos de influenza e aguarda Estado para evitar surto no município

Outbreak of Chinese influenza - called a Coronavirus or 2019-nCoV, which has spread around the world. Danger of a pandemic, epidemic of humanity. Human cells, the virus infects cells, 3d illustration

Com o surto de gripe (influenza) registrado por alguns municípios, a Secretaria de Saúde de Caraguatatuba iniciou o monitoramento de possíveis casos. Neste momento, não há dados específicos que comprovem registros da doença.

De acordo com a Secretaria de Saúde, o monitoramento está sendo feito com base nos casos de Síndrome Gripal (SG) que aumentaram no município nas últimas semanas. O aumento é decorrente dos resultados negativos para Covid-19.

Mesmo ainda sem casos confirmados de influenza, a Secretaria de Saúde orientou as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) a ficarem atentas aos sintomas e sinais da doença em seus pacientes.

Os sintomas da influenza podem ser confundidos com os da Covid-19. Eles são: espirro e coriza, falta de ar, fraqueza, tosse seca, dor de garganta, calafrios e dor de cabeça, podendo ou não ocorrer febre. Por isso, ao menor sinal desses sintomas, a pessoa deve procurar o serviço de saúde mais próximo de sua residência.

Caraguatatuba aguarda um comunicado oficial da Secretaria de Estado da Saúde para saber quais medidas serão adotadas para o diagnóstico e testagem para evitar um surto da doença e se haverá uma nova campanha de vacinação.

Atualmente, o município está sem doses de vacina e que não há previsão de envio de novas.

Sair da versão mobile