Ações responsáveis por uma ilha sustentável! A Prefeitura de Ilhabela entregou na tarde desta terça-feira (14), mais uma certificação do “Selo Green Ilhabela”, dessa vez para a Pousada Mariola, localizada no Saco da Capela.
O Selo Green Ilhabela foi entregue pelo secretário de Meio Ambiente. Xico Graziano, e pela secretária de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Luciane Leite. O estabelecimento recebeu o certificado de acordo com os requisitos mínimos estabelecidos pelo protocolo de boas práticas ambientais no rumo da sustentabilidade.
“Este é o sexto empreendimento que certificamos e em breve entregaremos o ‘Selo Green Ilhabela a mais duas pousadas. A nossa iniciativa é pioneira no Brasil em um programa como esse, que visa a sustentabilidade e atrai visitantes que priorizam ações como essa e respeitam o meio ambiente”, declarou Xico Graziano.
Para o proprietário da Pousada Mariola, Alberto da Silva Novita Filho, a certificação vai ao encontro do projeto inicial de seu negócio. “O projeto da pousada foi feito pensando no quesito sustentabilidade. Além disso, percebemos a preocupação ambiental dos hospedes que nos procuram”, destacou.
Já a secretária Luciane Leite salientou que “o Selo Green Ilhabela é relevante na retomada econômica, contribuindo para consolidarmos a imagem da cidade como destino sustentável e influenciando de forma positiva a tomada de decisão do turista. Parabenizamos a todos que estão nos procurando para obterem a certificação”.
Sobre o Green Ilhabela
O projeto “Green Ilhabela” tem o intuito de incentivar os proprietários das redes de hotéis e pousadas da cidade de Ilhabela a tornar seus empreendimentos sustentáveis.
Os hotéis e pousadas são avaliados em sete parâmetros técnicos: técnicas construtivas; resíduos sólidos; saneamento e água; energia e emissões de poluentes; educação e conscientização; proteção da biodiversidade; e responsabilidade social.
Os critérios de avaliação são divididos em três níveis: Gold (A), Prata (B) e Bronze (C). Caso o estabelecimento receba B ou C, poderá solicitar nova avaliação assim que sanar os apontamentos realizados pelos técnicos.
Fotos: Ronald Kraag