Na rede municipal de ensino de Caraguatatuba o incentivo à arte, aliada à Educação Infantil, é uma importante ferramenta pedagógica utilizada, estimulando os alunos a desenvolverem habilidades motoras, competências emocionais e cognitivas, além de permitir que se expressem e descubram suas próprias habilidades. Prova disso é o projeto ‘Brincar de fazer Arte’ desenvolvido na Emei/Emef Masako Sone, no bairro Pegorelli, zona sul da cidade.
Com o objetivo de estimular o processo de aprendizagem em artes visuais, tornando as aulas mais atrativas e divertidas, o projeto desenvolvido pela professora Simone Kirsh, envolveu cerca de 30 alunos da 1ª e 2ª Fase da unidade, e resultou numa linda e interativa exposição de arte, que foi acompanhada pela secretária de Educação, Márcia Paiva, na última sexta-feira (10).
De meados de outubro ao início de dezembro a professora desenvolveu atividades que passaram pela apresentação de artistas do cenário mundial, suas obras e importância, análise e percepção dos alunos e o momento mágico da releitura das obras, onde os alunos produziram seus trabalhos artísticos, utilizando variadas linguagens, como desenho, pintura, modelagem, colagem, desenvolvendo o apreço, cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação.
A professora Simone contou que a ideia do projeto faz parte de um desejo antigo, que ressurgiu durante a execução das atividades remotas no período de pandemia, quando percebeu que a oportunidade de reforçar para pais e familiares a importância das atividades lúdicas como jogos e brincadeiras, bem como as atividades de arte, que envolviam pinturas, desenhos, colagens e recortes em casa. Além dos aspectos pedagógicos de criação, imaginação e experimentação, o projeto proporcionou momentos de alegria, cor e oportunidade das crianças se expressarem.
Com artistas nacionais e internacionais, entre eles Ivan Cruz, Tarsila do Amaral, Kandinsky, Van Gogh, Miró, Matisse e Picasso, as obras dos alunos foram produzidas com o uso de diferentes objetos e materiais, possibilitando o manuseio e contato com diversas formas de expressão artística, permitindo que soltassem a imaginação além de desenvolverem sua expressão oral e corporal.
O estudante, Guilherme Jensen (05), foi o porta-voz da escola convidando pais e familiares dos alunos a visitarem a exposição. Ele também enviou um convite especial à secretária de Educação, Márcia Paiva, que visitou a exposição e se encantou com o capricho, criatividade e riqueza de detalhes das obras. Em nome do prefeito Aguilar Junior, a secretária parabenizou a equipe gestora da unidade e a professora Simone, que desenvolveu o projeto.
Sobre o poder de transformação da arte na educação, ela explicou: “O uso das artes colabora com a formação do pensamento, da imaginação, da percepção, da sensibilidade e da autoestima de uma criança. Ao trabalhar com as artes, envolvemos o aluno em um contexto, onde ele amplia seus conhecimentos e se torna um cidadão do mundo, permitindo que crie ideias, invente, construa e supere barreiras”, concluiu.
Foto: Adriana Rodrigues/PMC