Ilhabela se prepara para receber os atletas de todo o país na disputa da 12ª Prova Rubens Alves Seixinho, válida pelo Campeonato Brasileiro de Canoagem Oceânica 2021, que será realizada na Praia do Engenho D’Água, no final de semana (11 e 12/12). O evento classificará dois atletas brasileiros para competirem no Mundial de Ocean Race.
No sábado (11/12) será realizada a prova para as categorias Individuais. A organização conta com plano A e B, em função da direção do vento no dia (leste ou sul), podendo a largada ser na Praia do Jabaquara ou Engenho D’Água, às 10h45.
De acordo com a organização, a escolha do percurso será divulgada na quinta-feira (9/12), segundo a previsão de vento do dia, tentando privilegiar o downwind. Caso não tenha previsão de vento, será feito o percurso em forma de circuito com largada e chegada na Escola de Vela de Ilhabela “Lars Grael, que também servirá de guardaria para os barcos e terá a estrutura de apoio do evento.
Já no domingo (12/12), às 9h30 é a vez da categoria Duplos 20k, que devem largar ao lado da Escola de Vela. Em seguida, às 11h é a vez da Prova Kids e Iniciantes não confederados com percurso de 3k.
As inscrições para a prova vão até esta quarta-feira (8/12). Os atletas que forem moradores de Ilhabela e das categorias Júnior Paracanoagem estão isentos do valor da taxa de inscrição. Já atletas com idade igual ou a cima de 60 anos terão 50% de desconto. Para mais informações, entrar em contato com Dennis Simões, pelo telefone (12) 9104-9787.
A Prova Rubens Alves Seixinho é uma singela homenagem a este canoísta ilhabelense, grande precursor da canoagem oceânica no Litoral Norte na década de 80 e um dos idealizadores da Associação de Canoagem do Litoral Norte (Acalino). Há 12 anos Ilhabela é sede de campeonatos da modalidade e desta vez não foi diferente. O evento é promovido pela Prefeitura de Ilhabela com apoio da Federação Paulista de Canoagem, Confederação Brasileira de Canoagem, Turma do Remo Ilhabela, Proa Ilhabela Canoagem e Paddle Tampa Bay.
Foto: Silas Azocar