Objetivo foi discutir a implantação do Turismo de Base Comunitária
A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM) e Secretaria de Turismo (SETUR) realizou esta semana, no rancho de pesca do bairro Pontal da Cruz, reunião com os pescadores sobre Turismo de Base Comunitária (TBC). O objetivo do encontro foi dar visibilidade às boas práticas e promover a adesão ao TBC, em comunidades artesanais pesqueiras do município.
A discussão foi oportuna já que a Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo acaba de incluir São Sebastião no Mapa da Diversidade dos Destinos, classificados como amigáveis e inclusivos.
O movimento do (TBC) está baseado na autogestão e no cooperativismo, buscando a valorização da cultura local e princípios que se assemelham aos seguidos pelo movimento da economia solidária.
Tramita na Câmara, o projeto de Lei de Apoio ao TBC no município que coloca as comunidades pesqueiras tradicionais da Costa Norte, na rota do turismo de TBC, como já ocorre em Boiçucanga ‘Rota Caiçara’, Costa Sul.
A ação considerou também o grande potencial turístico da Costa Norte, por possuir atrações culturais tradicionais, lendas, danças folclóricas, artesanatos, culinária caiçara e pontos turísticos, como trilhas, cachoeiras do Parque Estadual Serra do Mar, Fazenda Santana e belas praias.
Foto: Divulgação